Topo

Com falha de Muralha, Sport bate Fla e vence a primeira com Luxemburgo

Do UOL, em São Paulo

07/06/2017 23h39

O Sport recebeu o Flamengo na Ilha do Retiro, na noite desta quarta-feira (07), e venceu por 2 a 0, com gols de Osvaldo e Thomás, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Foi o primeiro triunfo da equipe desde que Vanderlei Luxemburgo assumiu o comando - antes, havia empatado uma e perdido outra. 

Muralha, goleiro dos cariocas, falhou no lance do primeiro tento, ao dar a bola nos pés de Osvaldo, que arriscou chute do meio da rua e acertou o ângulo. 

Com os três pontos, o time pernambucano saltou para a nona colocação na tabela, com sete pontos - o clube, no entanto, ainda pode ser ultrapassado por Bahia e São Paulo, que jogarão contra Cruzeiro e Vitória, respectivamente, na quinta. O Fla, estacionado nos seis pontos, encerra a rodada na 14ª posição.

Os dois times voltarão a campo pelo Brasileirão neste fim de semana. No sábado (10), o Sport visita o Vasco. O Fla pegará o Avaí em Santa Catarina no domingo. 

Damião tem melhores chances do 1º tempo

Leandro Damião foi o protagonista duas melhores chances do Flamengo em um equilibrado primeiro tempo. Aos 10 minutos, após cruzamento de Arão, o atacante furou na hora de chutar, já dentro da área - no lance, Diego ainda tentou aproveitar a sobra, mas não conseguiu. Pouco mais tarde, aos 38, Renê tabelou com Damião, que arriscou chute perigoso, cruzado, obrigando Magrão a fazer boa defesa no canto esquerdo baixo. O Sport até teve controle da partida por alguns minutos, mas as melhores oportunidades na etapa inicial foram do Fla. 

Não valeu! Diego volta com gol bem anulado

O meio-campista Diego voltou ao time titular nesta quarta-feira e, ainda no primeiro tempo, balançou a rede. Mas não valeu. Aos 33 minutos, após cobrança de escanteio, Damião deu uma casquinha na bola e o armador, no segundo pau, colocou para dentro. Ele, no entanto, estava impedido. O árbitro Anderson Daronco acertou ao anular o tento. 

O pior: Muralha erra feio em lance de gol

Muralha teve uma noite infeliz e, em pelo menos dois lances, errou feio - no segundo deles, saiu o gol do Sport. Já no segundo tempo, aos 7 minutos, Pará recuou a bola para o goleiro que, sem conseguir dominá-la, usou as mãos. A arbitragem apontou tiro livre de dentro da área, mas André não aproveitou. Pouco depois, aos 10, Muralha deu a redonda nos pés de Osvaldo, ao tentar levar o Flamengo ao ataque. O atacante do Sport bateu de longe, acertou o ângulo e abriu o placar para os mandantes. 

O melhor: Osvaldo garante 1ª vitória de Luxemburgo

Osvaldo, sempre ligeiro, aprontou para cima da zaga do Flamengo. E foi premiado com o gol da partida: aos 10 minutos do segundo tempo, foi esperto ao receber presente de muralha, conduziu a bola até a intermediária e bateu firme, no ângulo esquerdo do goleiro rival. Como tento, garantiu a primeira vitória de Luxemburgo no comando do Sport  - antes, havia empatado com o Botafogo pela Copa do Brasil e perdido para o Avaí no Brasileirão. 

Thomás faz valer lei do ex, mata o jogo e provoca o Fla

Revelado pelo Flamengo, o meia Thomás, que nunca fez gol profissionalmente pelo time carioca, resolveu a partida aos 38 minutos do segundo tempo. O jogador tabelou com Rithely e soltou a bomba, em chute cruzado desde o lado esquerdo. A redonda desviou na zaga e tirou Muralha do lance. Na comemoração, a cria da Gávea fez alusão ao título brasileiro de 1987, para provocar o Fla.

Vinicius Jr. quase faz seu 1º, mas para em Magrão

Promessa do Flamengo, Vinicius Jr. ficou perto de marcar pela primeira vez como profissional, mas esbarrou em Magrão. Os dois lances aconteceram aos 46 minutos do segundo tempo: no primeiro, o garoto finalizou de joelho, após casquinha de Damião para o centro da área, e o goleiro pegou no contrapé. Depois, na cobrança de escanteio, Juan cabeceou, Magrão deu rebote e a redonda sobrou com o atacante, que finalizou de primeira. O arqueiro se recuperou rápido e fez milagre. 

FICHA TÉCNICA
SPORT 2 X 0 FLAMENGO

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Data: 7 de junho de 2018 (Quarta-feira)

Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)

Renda: R$ 324.976,00

Público: 12.617 presentes

Cartões amarelos: Ronaldo Alves e Thallyson (Sport); Juan e Réver (Flamengo)

Gols: SPORT: Osvaldo, aos 10min do segundo tempo; Thomás, aos 38min do segundo tempo

SPORT: Magrão, Samuel Xavier (Raul Prata), Ronaldo Alves, Durval e Patrick; Anselmo, Rithely, Thallyson (Fabrício) e Everton Felipe (Thomás); Osvaldo e André

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Juan e Renê; Márcio Araújo (Mancuello), Willian Arão, Diego (Felipe Vizeu), Ederson e Everton (Vinícius Júnior); Leandro Damião

Técnico: Zé Ricardo