Topo

Antes de Levir assumir, Santos dá aula de contra-ataques e bate Atlético-PR

Bruno Henrique e Kayke (dir.) comemoram gol do Santos contra Atlético-PR - GUILHERME ARTIGAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - GUILHERME ARTIGAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: GUILHERME ARTIGAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Santos (SP)

11/06/2017 20h52

Um dia antes de assumir o Santos, o técnico Levir Culpi pôde acompanhar uma convincente vitória de sua nova equipe. Com Elano no comando, o time santista deu uma aula de contra-ataques na noite deste domingo (11), suportou a pressão do Atlético-PR na Arena da Baixada e conseguiu a segunda vitória seguida no Campeonato Brasileiro – esta por 2 a 0, com dois gols de Kayke.

Desta forma, Levir Culpi assumirá o Santos com o time na nona colocação da tabela, com nove pontos em seis jogos. O Atlético-PR, por sua vez, passa a ser o único time a ainda não saber o que é vencer no Brasileiro – são dois empates e quatro derrotas.

Logo em sua estreia, Levir Culpi terá um clássico pela frente. Na quarta-feira (14), o Santos recebe o Palmeiras na Vila Belmiro, às 21h45. Já o Atlético-PR tenta a primeira vitória um pouco mais cedo, às 19h30, quando visita o Atlético-MG no estádio Independência.

O melhor: Kayke

Em seu segundo jogo como titular neste Brasileiro, o substituto de Ricardo Oliveira deu conta do recado e fez dois gols. Mostrou oportunismo no primeiro e categoria no segundo.

O pior: Matheus Rossetto

Perdeu a bola que originou o primeiro gol do Santos, produziu pouco e acabou substituído já no intervalo da partida.

Santos dá aula de contra-ataques

A tática do Santos deu certo. Recuado em seu campo e esperando oportunidades para sair em velocidade, elas apareceram com frequência no primeiro tempo, e duas delas foram fatais. Em ambas, Thiago Maia e Bruno Henrique trabalharam bem até servirem Kayke, que conseguiu duas finalizações precisas – especialmente a segunda, com lindo tapa de direita, no canto.

Atlético-PR: posse de bola pouco produtiva

O Atlético-PR chegou a ter mais de 60% de posse de bola na etapa inicial. Isso, porém, não foi suficiente para assustar o Santos. Apenas um chute de fora da área de Lucho e uma finalização de Rossetto – que bateu no braço de Lucas Veríssimo – assustaram o goleiro Vanderlei no primeiro tempo. Na etapa final, aparecem algumas outras chances (e dois gols anulados por impedimento), mas mais na base do chuveirinho.

Uma polêmica para cada lado

Aos 42min do primeiro tempo. Matheus Rossetto aproveitou sobra dentro da área e finalizou; a bola bateu no braço do zagueiro Lucas Veríssimo e o Atlético-PR pediu pênalti, mas o juiz mandou a partida seguir. Na etapa final, foi a vez de o Santos reclamar. Kayke partiu para cima de Paulo André dentro da área e acabou derrubado. Mais uma vez o jogo seguiu.

Santos joga com duas baixas no time titular

Dois jogadores que seriam titulares neste domingo acabaram não indo para o jogo. Vecchio foi dispensado do treino de sábado e do jogo para resolver problemas familiares em Rosário, na Argentina. Já o lateral direito Victor Ferraz foi cortado por conta de uma forte dor de garganta e febre e sequer foi até a Arena da Baixada, permanecendo no hotel.

Eduardo Baptista muda, mas time não corresponde

O técnico Eduardo Baptista optou por começar com Grafite e Eduardo da Silva no banco, com Pablo ficando centralizado no ataque e Nikão e Coutinho aparecendo pelas pontas. Sem resultado, ele colocou Grafite, Éderson e Gedoz na etapa final. Também não adiantou.

Torcida do Atlético-PR canta ‘time sem vergonha’

A torcida não perdoou mais um jogo sem vitória do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro. Alguns rubro-negros começaram a deixar a Arena já aos 35min do segundo tempo, e gritos de ‘time sem vergonha’ tomaram conta do estádio.

Elano dá ‘conselho’, e Daniel Guedes acaba expulso

Daniel Guedes não entrava em campo pelo Santos há cerca de oito meses. E logo em sua volta, acabou expulso. Já com amarelo, ele ouviu conselho de Elano no fim do jogo para sair da bola e deixar Lucas Veríssimo cobrar uma falta no campo de defesa. Atendeu, mas recebeu o segundo amarelo por cera e recebeu o vermelho.