Topo

Com Zé Ricardo em risco, Flamengo busca recuperação contra o Avaí

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/06/2017 04h00

O Campeonato Brasileiro está apenas na sexta rodada, mas o Flamengo tem uma decisão pela frente neste domingo (11), contra o Avaí, em Florianópolis. Com apenas uma vitória na competição, o Rubro-negro atravessa grave crise, na qual o técnico Zé Ricardo está no olho do furacão. Uma derrota diante dos catarinenses, às 16h (de Brasília), pode decretar a saída do treinador do comando da equipe.

Apesar do discurso oficial de respaldo ao trabalho de Zé Ricardo, a pressão é enorme nos bastidores. A convicção no profissional já não é a mesma e emplacar uma sequência de bons resultados é quase que obrigação para tranquilizar o ambiente e promover a manutenção da estrutura no Ninho do Urubu.

Além da pressão interna, o Flamengo lida com uma sequência de protestos da torcida. Foi assim no desembarque após a derrota por 2 a 0 para o Sport e também na última sexta-feira (9), quando cerca de 200 torcedores foram ao centro de treinamento para uma manifestação mais robusta e que contou até com gás de pimenta e balas de borracha da Polícia Militar para controlar os ânimos. A chegada em Florianópolis teve os dirigentes no centro das atenções, na terceira manifestação em três dias.

O fato é que o Flamengo precisa urgentemente da vitória. Após conversa com o comando do departamento de futebol, o técnico Zé Ricardo deve fazer alterações no time. A tendência é que o goleiro Alex Muralha seja barrado e dê lugar ao jovem Thiago. Outro que pode ganhar uma oportunidade é o menino de R$ 164 milhões, Vinicius Júnior. Ele foi testado no ataque rubro-negro.

Sem Guerrero e Trauco, servindo à seleção peruana, Zé Ricardo trabalhou com as permanências de Renê e Leandro Damião na equipe. O mistério existe e outras mudanças podem ocorrer. Recuperado da cirurgia no joelho e após longa recuperação, o argentino Conca foi relacionado pela primeira vez e pode estrear pelo Rubro-negro. No momento difícil, o Flamengo conta com a experiência dos mais velhos para tentar sair da crise e reencontrar o rumo perdido desde a eliminação vexatória na Copa Libertadores.

“Passamos um mês de maio bastante turbulento. Foram decisões seguidas. Até o San Lorenzo estávamos passando ilesos, mas infelizmente perdemos. Tivemos um começo de Brasileiro aquém do esperado, óbvio que existia uma pressão. Mas a cobrança é dividida com todo mundo”, afirmou o veterano Juan.

“A tabela é difícil e deixamos alguns pontos importantes no meio do caminho. Acabamos punidos em alguns jogos de maneira mais rígida. Talvez a torcida reconheça que podemos dar mais. Temos perdido pouco, mas há derrotas que custaram muito, como a da eliminação na Libertadores. O fundamental é reagir, pois o pessoal lá da frente está pontuando”, completou o zagueiro.

AVAÍ X FLAMENGO

Data/hora: 11/06/2017, às 16h (de Brasília)
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf (MS)
Auxiliares: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Leandro dos Santos Ruberdo (MS)

Avaí
Kozlinski; Leandro Silva (Diego Tavares), Betão, Alemão e Capa; Luan, Judson, Marquinhos e Juan; Romulo e Júnior Dutra (Willians Santana)
Técnico: Claudinei Oliveira

Flamengo
Thiago (Alex Muralha); Pará, Réver, Juan e Renê; Márcio Araújo (Cuéllar), Willian Arão e Diego; Everton, Vinicius Júnior (Ederson) e Leandro Damião
Técnico: Zé Ricardo