Topo

Desempenho em clássicos faz de Jô um dos artilheiros do Brasil em 2017

Jô comemora gol contra o Vasco, o quarto do atacante no Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF
Jô comemora gol contra o Vasco, o quarto do atacante no Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

11/06/2017 04h00

O atacante Jô terá nova chance de reforçar o papel de carrasco dos rivais do Corinthians em 2017 neste domingo. O time corintiano, com o jogador no comando do ataque, recebe o São Paulo em Itaquera pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Contratado ainda em outubro do ano passado sem grande empolgação dos torcedores, Jô conseguiu se tornar, sobretudo nos clássicos, uma das principais peças do Corinthians do técnico Fábio Carille. Com 11 gols na temporada - seis deles contra os rivais -. o camisa 7 figura entre os principais artilheiros do ano no futebol brasileiro.

Hoje, Jô está atrás de sete jogadores: Fred (18 gols), Henrique Dourado (17), Guerrero e Barrios (13), além do quarteto Pottker, Luan, Brenner e Lucca, com 12. No Brasileirão, Jô é o terceiro na relação de artilheiros, com quatro gols, mesma marca de Lucca. Henrique Dourado lidera com sete, dois a mais que Luis Fabiano.

Depois do penúltimo treino do Corinthians antes do clássico com o São Paulo, Carille ressaltou a resposta dada por Jô em campo depois de tanta desconfiança. Além disso, citou a importância do jogador de 30 anos em relação aos atletas mais jovens do elenco.

"Jô é maduro, experiente, viveu várias coisas na vida, Arábia, China. Ele está me ajudando muito a controlar a preocupação dos meninos. Traz muita confiança para ele [marcar gols em clássicos], se falou muito dele no momento da chegada e hoje ele está dando a volta por cima", disse o treinador do Corinthians.

Jô apresenta melhora de desempenho

O atacante mostrou poder de decisão desde o primeiro clássico, contra o Palmeiras, ainda em fevereiro. Na ocasião, o atacante entrou em campo aos 42 minutos do segundo tempo e marcou o único gol da partida na primeira participação.

Depois, Jô balançou a rede na vitória contra o Santos por 1 a 0 e no empate por 1 a 1 com o São Paulo no Morumbi, ainda na fase de grupos do Paulistão. Na semifinal, voltou a marcar nos dois duelos com os são-paulinos (vitória por 2 a 0 e empate por 1 a 1). No Brasileirão, foi às redes na semana passada, no triunfo por 1 a 0 sobre o Santos.

Com média de um gol por clássico, Jô fez cinco gols em 23 jogos contra outros times em 2017 (média de 0,22). Nos últimos confrontos, já pelo Brasileiro, entretanto, o centroavante conseguiu marcar contra Chapecoense (1 a 1), Vitória (1 a 0) e Vasco (5 a 2) - antes havia feito apenas diante do São Bento (1 a 0) e o Luverdense (1 a 1).

Artilheiros da temporada

19 gols
Fred (Atlético-MG)

18 gols
Henrique Dourado (Fluminense)

13 gols
Guerrero (Flamengo)
Barrios (Grêmio e Palmeiras)
William Pottker (Inter e Ponte Preta)

12 gols
Luan (Grêmio)
Brenner (Inter)
Lucca (Ponte Preta)

11 gols
Jô (Corinthians)
Régis (Bahia)
Wellington Paulista (Chapecoense)
Kléber (Coritiba)
Ábila (Cruzeiro)
Richalison (Fluminense)
Gilberto (São Paulo)
Diego Souza (Sport)
André (Sport)

10 gols
Nico López (Inter)
Pratto (São Paulo)
Kieza (Vitória)
André Lima (Vitória)

9 gols
Willian (Palmeiras)

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x SÃO PAULO

Data: 11 de junho de 2017, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Competição: Campeonato Brasileiro (6ª rodada)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Pablo Almeida da Costa (ambos de MG)

CORINTHIANS: Cássio; Paulo Roberto, Pedro Henrique (Balbuena), Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Marquinhos Gabriel e Romero (Clayson); Jô. Técnico: Fábio Carille

SÃO PAULO: Renan, Militão, Maicon e Lucão; Bruno, Jucilei, Cícero e Júnior; Marcinho, Maicosuel (Thomaz) e Pratto. Técnico: Rogério Ceni