Pior do Brasileirão, Atlético-PR tem início similar ao da queda em 2011

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

  • divulgação/Atlético-PR

    Renato Gaúcho comandou o Furacão no melhor momento em 2011, mas não foi o suficiente para escapar da queda

    Renato Gaúcho comandou o Furacão no melhor momento em 2011, mas não foi o suficiente para escapar da queda

Seis rodadas depois, o Atlético Paranaense é o único time do Brasileirão que ainda não conseguiu sentir o gosto de uma vitória. A campanha ruim, com dois pontos em 18 disputados e a lanterna da competição, é muito similar à da queda para a Série B em 2011, há seis anos. Na ocasião, após seis jogos, o Furacão tinha apenas um ponto, mas era vice-lanterna, melhor que o Avaí nos critérios.

Naquela temporada, o Atlético era então comandado por Adilson Batista e havia sido derrotado por Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras, Figueirense e Bahia, conquistando seu ponto solitário no empate em casa com o Flamengo. Neste ano, o time também pontuou contra o Fla, jogando na Arena, mas buscou um outro pontinho contra o Fluminense no Rio. Perdeu para Bahia, Grêmio, Coritiba e Santos, com três jogos em casa, assim como naquela época. Só foi conhecer a vitória na 11ª rodada, quando fez 2 a 1 no Botafogo, depois de empatar com o Avaí e perder para Fluminense, Inter e Vasco. Em 2017, terá pela frente nas próximas duas rodadas os xarás Mineiro e Goianiense.

Em 2011, Batista não conseguiu vencer no cargo e cedeu lugar a Renato Gaúcho. O atual treinador do Grêmio chegou a buscar uma desvantagem de sete pontos para o primeiro time fora da Zona de Rebaixamento, diminuindo para um ponto, mas deixou o cargo antes do final da campanha. Renato ainda comandou o Atlético na Sul-Americana, quando optou por uma equipe inteira de reservas e acabou eliminado pelo Flamengo, na única vitória dos cariocas na Arena da Baixada. Antônio Lopes assumiu e a equipe acabou rebaixada, sem ter deixado a área de rebaixamento em nenhuma rodada. O time acabou com dois pontos a menos que o Cruzeiro, o primeiro a não cair.

Nesta temporada, o time está há quatro pontos do Atlético-MG, primeira equipe fora da ZR. Mas, como agravante, se divide entre Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, estando nas oitavas de final na copa continental e nas quartas de final da copa brasileira. 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos