Topo

Grêmio já faz história com arrancada e defende duas marcas contra o Bahia

Grêmio tem 80% de aproveitamento em cinco rodadas. Clube nunca conseguiu essa marca - Marcio Cunha/Estadão Conteúdo
Grêmio tem 80% de aproveitamento em cinco rodadas. Clube nunca conseguiu essa marca Imagem: Marcio Cunha/Estadão Conteúdo

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/06/2017 04h00

A arrancada no Brasileirão de 2017 já é histórica para o Grêmio. Na cola do Corinthians, líder com 16 pontos e que já fez o sexto jogo, o Tricolor tem o seu melhor aproveitamento nas cinco primeiras rodadas desde que o campeonato passou a ser disputado por 20 times. A partida diante do Bahia, nesta segunda-feira (12), também é teste para o time de Renato Gaúcho defender sua invencibilidade como mandante na temporada.

Em 10 edições de Campeonato Brasileiro com o formato atual, o Grêmio conseguiu quatro boas arrancadas em termos de números: 2008, 2012, 2014 e 2016. Mas em nenhuma delas somou aproveitamento igual ao atual.

Com Renato Gaúcho, neste ano, o Grêmio tem 80% de pontos conquistados nos primeiros jogos do Brasileirão. Fruto de quatro vitórias, diante de Botafogo, Atlético-PR, Vasco e Chapecoense. Um recorde que chama atenção dentro e fora do clube.

“É até complicado falar nisso. O Grêmio virou o time a ser batido, como todos falam. Com certeza os adversários estão estudando mais a gente, principalmente quando o jogo é aqui na Arena. Mas o Renato trabalha muito em cima disso, tanto tática quanto psicologicamente. A gente não pode deixar o ritmo cair”, comentou o volante Michel.

Invicto em casa

Se o começo no Brasileirão é bom, o desempenho como mandante ao longo de toda temporada é ainda melhor. Juntando Gauchão, Primeira Liga, Libertadores e Campeonato Brasileiro o Grêmio já jogou 16 vezes na Arena e acumula 11 vitórias e cinco empates.

Com 37 gols marcados, o time tem média de 2,31 gol por jogo ao lado da torcida. E vem de cinco vitórias seguidas como mandante – o último tropeço foi contra o Novo Hamburgo, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. A manutenção da base de 2016 é um dos trunfos para o bom momento e os bons recortes estatísticos.

“O time está super encaixado. Não muda muita coisa, a equipe vem entrosada desde o ano passado. Manteve a grande maioria dos jogadores. A forma de jogar, com toque de bola e movimentação, vai ser a mesma”, apontou Edílson.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X BAHIA

Data e hora: 12/06/2017 (segunda-feira), às 20h (Horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Sportv e PPV
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (ambos de GO)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e B. Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan, Pedro Rocha e Everton (Maicon)
Técnico: Renato Gaúcho

BAHIA: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Renê Júnior e Juninho; Zé Rafael, Allione e Vinícius; Edigar Junio
Técnico: Jorginho