Topo

Arbitragem e CBF irritam Fla com substituição de rede véu de noiva na Ilha

Rede da nova Arena da Ilha esticada, conforme pedido da arbitragem antes da partida - DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Rede da nova Arena da Ilha esticada, conforme pedido da arbitragem antes da partida Imagem: DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/06/2017 04h00

A estreia do Flamengo no estádio Ilha do Urubu - vitória sobre a Ponte Preta por 2 a 0 - contou com um episódio curioso antes mesmo de a bola rolar. Para relembrar os melhores momentos do Maracanã, o clube instalou a rede "véu de noiva" nas balizas da sua nova casa. A arbitragem, no entanto, não gostou da ideia e solicitou a substituição aos integrantes do departamento de competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Uma espécie de reunião aconteceu no gramado com árbitros e dirigentes. A alegação dos responsáveis por apitar o confronto - comandados por Ricardo Marques Ribeiro - foi a de que a rede estava demasiadamente recuada, o que prejudicava a visão e poderia gerar confusão.

O quarto árbitro Sidmar dos Santos Meurer foi o responsável por levar a decisão aos responsáveis pelo jogo por parte do Flamengo. O fato gerou desgaste, já que o clube informou que este seria o formato das redes no estádio.

Foi alegado, então, que em uma jogada rápida com o goleiro mais próximo da linha do gol poderia haver um “enroscamento” do jogador de defesa na rede, que foi apelidada até de “teia de aranha” pela arbitragem durante a conversa.

O Flamengo não escondeu o descontentamento, fez as alterações - esticando um pouco mais as redes -, mas pretende tomar medidas para fazer valer a utilização da véu de noiva no estádio da Ilha. Caso não seja possível, o padrão tradicional adotado de um tempo para cá será a solução. Certamente, a discussão seguirá no próximo compromisso da Ilha do Urubu.