Grêmio aposta em 'gordura' para ficar no topo em meio à maratona

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

    Grêmio tem 86% de aproveitamento e busca mais pontos antes de dividir foco

    Grêmio tem 86% de aproveitamento e busca mais pontos antes de dividir foco

O Grêmio tem um plano para seguir brigando pelo Brasileirão mesmo quando voltar a jogar pela Libertadores e Copa do Brasil, com uma maratona de duelos em sua agenda. A ideia consiste em criar uma diferença de pontos na ponta de cima da tabela antes de ter partidas pelas três competições concomitantemente.

O termo 'gordura' virou constante em entrevistas no Tricolor. Ele se refere justamente à diferença de pontos em relação aos demais clubes que seguem na classificação.

Com 18 pontos, o Grêmio celebra mais o fato de ter disparado em relação ao quarto colocado (Chapecoense) do que a mínima diferença para a campanha do líder (Corinthians).

E cita a toda hora os jogos contra Atlético-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e Godoy Cruz-ARG, pelas oitavas da Libertadores, como um momento onde o time deve oscilar. E diante dessa possível queda é que entra o plano de acumular pontos agora.

"A gente se comprometeu a fazer o melhor até chegar a esse momento, conseguir o máximo de pontos até lá. A estratégia está dando certo", ponderou Geromel. "O Grêmio tem que manter o nível, acumular o máximo de pontuação que puder e ver o que acontece lá na frente", opinou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

Depois da vitória em cima do Bahia, o vestiário já havia indicado a linha de raciocínio. A estratégia justificou o uso de titulares, sem nenhuma preservação, diante do Fluminense. E também sustenta a sequência da equipe para o duelo contra o Cruzeiro, na segunda-feira.

"Eu falei na preleção que era importante vencer para botar cinco pontos de quem vem atrás. Isso se chama gordura. Lá na frente é normal, o Grêmio vai tropeçar. Vai tropeçar. Infelizmente é assim. Mas se a gente tiver uma gordura, poderemos tropeçar e continuar no pelotão da frente. Ter essa gordura é importante, sei que lá na frente vamos precisar dela", disse Renato Gaúcho.

Na agenda, o Grêmio tem mais quatro jogos pelo Brasileirão até voltar a atuar pela Libertadores. O time de Renato encara Cruzeiro, Coritiba, Corinthians e Palmeiras. O duelo de ida com o Godoy Cruz-ARG será entre em 4 de julho. A partida de volta ficou para 9 de agosto.

No meio do caminho, o Tricolor atuará pela Copa do Brasil. A CBF marcou a partida de ida contra o Atlético-PR, em Porto Alegre, para o dia 28 de junho. O segundo jogo ocorrerá em Curitiba em 27 de julho.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos