Em jogo de 6 gols, Grêmio cede empate ao Cruzeiro e perde chance de liderar

Enrico Bruno, Jeremias Wernek e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte e em Porto Alegre

Cruzeiro e Grêmio fizeram uma bela partida na noite desta segunda-feira (19), no Mineirão. O empate em 3 a 3, válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, contou com gols de Everton, Michel e Ramiro para o visitante. Thiago Neves, Rafael Sóbis e Robinho igualaram para os donos da casa.

Com o resultado, o Tricolor Gaúcho perde uma ótima chance de assumir a primeira colocação do Brasileirão. Os comandados de Renato Portaluppi têm 19 pontos, um a menos que o líder Corinthians. A Raposa, por sua vez, é a oitava colocada do torneio nacional, com 11. O time poderia chegar à quarta posição com um triunfo no Gigante da Pampulha.

O melhor: Luan desfila no meio de campo e cria as melhores chances

JEFFERSON BERNARDES

O atacante do Grêmio foi, sem dúvidas, o principal atleta do confronto. Com passes precisos, o camisa 7 arquitetou as melhores jogadas do visitante no confronto disputado no Mineirão. Em um dos lances, ele deixou Pedro Rocha em condições de marcar, mas Ramiro foi quem balançou a rede.

O pior: Diogo Barbosa falha na marcação e no ataque

Sem passar a mesma confiança dos últimos jogos, Diogo Barbosa teve uma atuação bem abaixo da esperada no Mineirão. Além de sofrer com as ofensivas de Ramiro e Luan pelo seu setor, o jogador ainda passou longe de repetir suas boas jogadas de ultrapassagem e cruzamentos venenosos pelo lado esquerdo.

Cruzeiro adota proposta ofensiva, mas peca nas finalizações

O Cruzeiro tentou propor o jogo disputado no Mineirão. Contudo, não foi tão feliz em sua ideia de atuação. Mesmo com o quarteto formado por Thiago Neves, Robinho, Alisson e Rafael Sóbis em boa noite, as finalizações ficaram aquém do que se esperava. Alisson acertou a trave adversária em duas oportunidades. Sóbis vacilou em um lance e Thiago Neves também cometeu sua falha. O camisa 30 marcou um gol depois de muita insistência por parte do mandante.

Renato escuta Maicon e começa com Everton

Thomás Santos/AGIF

Totalmente recuperado de lesões musculares consecutivas, Maicon tinha tudo para atuar entre os titulares do Grêmio no duelo contra o Cruzeiro. Mas o treinador teve uma conversa com o atleta antes do jogo e optou por Everton em seu lugar. É a segunda vez que Portaluppi faz algo do gênero à frente do Grêmio. Ele havia feito isso no triunfo sobre o Bahia. O curioso é que a opção de Renato surtiu efeito e o atacante marcou o gol do Tricolor Gaúcho no primeiro tempo.

Mano Menezes é expulso e vê time sofrer gol na saída de campo

Indignado com a atuação de Raphael Claus (SP/Fifa), Mano Menezes acabou expulso mais uma vez de uma partida do Cruzeiro. O técnico queixou-se bastante da atuação do árbitro e foi ordenado a ir para o vestiário ainda no primeiro tempo. O curioso é que, no caminho para o túnel, o comandante gaúcho assistiu ao gol de Michel, o segundo gremista no confronto.

Simulação acarreta em amarelo e Diogo Barbosa sai no lucro em cotovelada

Os lances de Raphael Claus que geraram a indignação de Mano Menezes ocorreram ainda no primeiro tempo do confronto. O início de tudo foi uma punição a Rafael Sóbis por conta da simulação de pênalti em dividida com Walter Kannemann. O outro lance foi uma cotovelada de Diogo Barbosa em Ramiro, aos 39 do primeiro tempo. O lateral esquerdo poderia ser expulso, mas acabou recebendo o amarelo somente.

Torcida do Grêmio provoca Cruzeiro no Mineirão

A torcida do Grêmio que compareceu ao Mineirão fez a festa no primeiro tempo, sobretudo com os gols de Everton e Michel. Após o primeiro tento do duelo, os gaúchos provocaram o mandante da partida com gritos de "o Mineirão é nosso".

Mudança de Mano Menezes surte efeito e Rafael Sóbis marca

A ideia de jogo adotada por Mano Menezes, com um centroavante de mobilidade, deu certo. Mais ágil no ataque, o time de Belo Horizonte criou ótimas oportunidades de marcar e contou com um gol do substituto de Ramón Ábila. Rafael Sóbis, inclusive, balançou a rede no início do segundo tempo ao se desprender da marcação adversária.

Jogo equilibrado conta com dois gols em três minutos no 2º tempo

O Grêmio deu indícios de que poderia voltar a liderar o placar com sobras no Mineirão. Em lançamento de Luan, Pedro Rocha exigiu ótima defesa de Fábio e Ramiro marcou. No lance seguinte, Robinho aproveitou brecha do sistema defensivo do rival e igualou o placar para o Cruzeiro.

Grêmio perde pilar do sistema defensivo por lesão

O Grêmio perdeu uma figura importante de seu sistema defensivo. Walter Kannemann foi ao chão durante o segundo tempo, com dor na região do púbis, e teve que ser substituído por Rafael Thyere. A mudança atrapalha os planos de Renato Portaluppi, que pensava em dar sequência à dupla formada pelo jogador argentino e por Pedro Geromel.
 
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO x GRÊMIO
 
Motivo: 8ª rodada, Brasileirão 2017
Data/Hora: 19/06/2017, às 20h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (SP/Fifa)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP/Fifa)
 
GOLS: Everton, 15'1ºT (0-1); Michel, 41'1ºT (0-2); Thiago Neves, 45'1ºT (1-2); Rafael Sóbis, 2'2ºT (2-2); Ramiro, 14'2ºT (2-3); Robinho, 17'2ºT (3-3)
Cartões amarelos: Rafael Sóbis, Diogo Barbosa, Robinho, Ezequiel, Léo (CRU); Ramiro, Michel (GRÊ)
Cartão vermelho: Não teve.
Público/Renda: Ainda não divulgados.
 
Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Caicedo, Léo e Diogo Barbosa; Lucas Romero e Ariel Cabral (Lucas Silva - 37'2ºT); Robinho (Ramón Ábila - 33'2ºT), Thiago Neves e Alisson; Rafael Sobis (Elber - 40'2ºT). Técnico: Mano Menezes.
 
Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann (Rafael Thyere - 16'2ºT) e Bruno Cortez; Michel, Arthur (Maicon - 40'2ºT); Ramiro, Luan, Pedro Rocha (Fernandinho - 27'2ºT); Everton. Técnico: Renato Gaúcho.

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos