Topo

Roger crê que calendário justifica início ruim de Atlético, Fla e Palmeiras

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

19/06/2017 04h00

As contratações, o título mineiro e a campanha na fase de grupos da Copa Libertadores fizeram o Atlético-MG iniciar o Campeonato Brasileiro como um dos favoritos à conquista, tal qual aconteceu com Flamengo e Palmeiras.

As exibições do trio nas oito primeiras rodadas do torneio, entretanto, não convenceram. Não é à toa que as equipes se tornaram alvo de críticas. O Galo ocupa a 15ª posição com nove pontos em oito rodadas. O Palmeiras é o 12º, com 10, e o Flamengo está na 10ª colocação, com 11.

Embora compartilhasse da ideia de que o Galo era postulante ao troféu nacional, Roger Machado explica por que as três equipes consideradas candidatas à taça não obtiveram triunfos nas primeiras rodadas.

"Eu falei sobre isso em uma coletiva minha. Quando a gente fala depois de derrota, soa como desculpa. Como educador físico, eu tenho um pouco de conhecimento de treinamento, de periodização, de calendário. Não é por acaso que as equipes que estão em outras competições não iniciaram bem", afirmou.

O treinador cita o Grêmio como o único exemplo positivo no Brasileirão por conta do período de descanso que teve no Campeonato Gaúcho. Os comandados de Renato Portaluppi foram eliminados na semifinal do torneio pelo Novo Hamburgo:

"O Grêmio vive bem e destoou fora da curva ficou fora do regional e se descolou neste período inicial. Isso pesa. Por mais que imagine que um jogador precisa ser máquina, sobretudo pelo valor que ele ganha mensalmente, ou quando se compara um esporte com outro, a gente tem que avaliar. O momento técnico teve uma queda. Coletivamente também tivemos uma queda", acrescentou.