Topo

Fazia tempo! Botafogo e Vasco se reencontram na Série A após quatro anos

Botafogo e Vasco voltam a se enfrentar após quatro anos em jogo da primeira divisão  - Thiago Ribeiro/AGIF
Botafogo e Vasco voltam a se enfrentar após quatro anos em jogo da primeira divisão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bernardo Gentile e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/06/2017 04h00

Botafogo e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Por mais simples que a última frase seja, fazia quatro anos que não era escrita. Desde 2013 se alternando em rebaixamentos para a Série B, os tradicionais não se enfrentaram na elite do campeonato nacional no período.

Se levar em conta todos os rebaixamentos dos clubes, a conta fica diferente. Em 14 anos, desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, Vasco e Botafogo estiveram juntos na primeira divisão em nove oportunidades.

Os rivais, evidentemente, não deixaram passar e brincaram com o fato na internet. Torcedores de Flamengo, Fluminense, e até mesmo de outros estados aproveitam a oportunidade para provocar os tradicionais times cariocas.

O Vasco é o grande que mais vezes foi rebaixado: 2008, 2013 e 2015. O Botafogo, por sua vez, caiu de divisão em 2002 e 2014. Em todas as oportunidades, as equipes confirmaram o e retorno à elite no ano seguinte.

As duas equipes têm feito um bom desempenho no Brasileiro deste ano. O Vasco é o melhor dos cariocas com a sexta colocação, acompanhado de perto do Botafogo, em sétimo - ambos têm os mesmos 12 pontos.

“A gente é bastante consciente. É um grupo que tem a consciência de que tem de manter os pés no chão. O Brasileiro é muito longo, está começando agora. Tem times que não vão ficar embaixo, como Palmeiras e Atlético-MG. Precisamos ir devagar, jogo a jogo, um passo de cada vez, sem euforia, porque está muito cedo”, disse Luis Fabiano.

No Botafogo, a partida marcará o reencontro de Rodrigo Pimpão com o Vasco, onde chegou em 2009 (justamente para a disputa da Série B) e ficou até 2012 – sendo emprestado para vários cubes nas últimas três temporadas. O atacante virou referência no Botafogo e faz uma brincadeira com o ex-clube.

“Já passei pelo Vasco. Um clube que me projetou no cenário do futebol, após o Paraná. Espero que essa lei do ex [quando um ex-jogador faz gol no ex-clube] venha”, disse o descontraído atacante.

Botafogo não ganha do Vasco desde última participação na Série A

O Vasco ostenta uma invencibilidade de 11 jogos diante do Botafogo. Por exemplo, o Cruzmaltino ganhou dois títulos cariocas em cima do rival. Curiosamente, o último triunfo do Alvinegro ocorreu na última participação das equipes na Série A antes dos três rebaixamentos consecutivos: em agosto de 2013, 3 x 2, com gols de Rafael Marques e Seedorf.

BOTAFOGO X VASCO

Data e hora: 21/06/2017, quarta-feira, às 21h (horário de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)

Botafogo
Gatito; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

Vasco
Martin Silva; Gilberto, Paulão, Breno e Henrique; Wellington (Jean), Douglas, Matheus Vital, Nenê e Yago Pikachu; Luis Fabiano
Técnico: Milton Mendes