Cuca aposta em quedas de Corinthians e Grêmio: "Lutaremos pelo título"

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

  • Daniel Vorley/AGIF

    Cuca aposta no crescimento do Palmeiras e já projeta a luta pelo título brasileiro

    Cuca aposta no crescimento do Palmeiras e já projeta a luta pelo título brasileiro

Embora a Libertadores seja prioridade no Palmeiras, Cuca cobra foco do elenco na disputa do Campeonato Brasileiro. Mesmo dez pontos atrás do líder Corinthians, o treinador segue confiante. Além de apostar na evolução do próprio time, o atual campeão brasileiro enxerga uma queda natural por parte do arquirrival e do Grêmio, vice-líder no momento.

"Brasileiro são 114 pontos disputados, em que faço sempre aquele diagnóstico de 74 para campeão. Vai dar mais ou menos 65% de aproveitamento; cada dois jogos, quatro pontos. Provavelmente assim vai sair campeão, a não ser que haja uma exceção como Corinthians e Grêmio, que têm um aproveitamento que não é normal, mas que vai baixar", explicou o treinador.

A matemática de Cuca é a mesma do ano passado. Cuca projetava o Palmeiras campeão a faixa dos 74 pontos; a equipe alviverde terminou a competição com 80, seis a mais do que a projeção inicial da comissão técnica.

Em 2017, por outro lado, a conta mostra o Palmeiras em déficit. Nas nove primeiras rodadas da Série A do ano passado, o clube alviverde somou 19 pontos, justamente seis a mais do que nesta temporada. Nada, no entanto, que preocupe o treinador.

"Eles [Corinthians e Grêmio] estão com esquema e time definido, e estão na frente. Com o tempo, vamos recuperar. O futebol vai ficar nivelado, e todos os times vão passar por um momento ruim; ainda temos também confronto direto. Podemos perder uns 40 pontos na matemática nua e crua, então podemos perder ainda mais uns 20 no campeonato", analisou o treinador.

"Nosso momento bom vai chegar. Ainda temos jogadores por estrear, jogadores importantes por recuperar; nosso bom momento virá. O otimismo vai bater que podemos lutar pelo Campeonato Brasileiro e também pelos mata-matas da Libertadores e da Copa do Brasil. Vamos fazer o que é melhor", complementou Cuca.

O Palmeiras de Cuca chega a este final de semana em fase de evolução no Campeonato Brasileiro. São duas vitórias consecutivas e a nona colocação na tabela, já próximo à zona de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores da América.

Em relação ao G-6, apenas um ponto separa o Palmeiras do Fluminense. O terceiro colocado Santos, primeiro fora das exceções Corinthians e Grêmio (únicos a já ultrapassarem a barreira dos 20 pontos), se encontra a apenas três pontos da equipe comandada por Cuca.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos