Topo

Dois meses após título mineiro, Atlético-MG espera clássico diferente

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/07/2017 11h00

No começo de maio o Atlético-MG bateu o Cruzeiro por 2 a 1, com gols de Robinho e Elias, e conquistou o título do Campeonato Mineiro. Resultado que acabou também com um tabu de dois anos sem vitórias alvinegras no maior clássico do estado. Neste domingo, às 16h, Atlético e Cruzeiro se reencontram pela quinta vez no ano, a segunda no Independência. Agora, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Apesar do curto tempo que se passou desde o último clássico, os jogadores do Atlético esperam por uma partida bem diferente desta vez. Para o lateral esquerdo Fábio Santos, o clássico por si só já é diferente do que qualquer outra partida, mas é ainda mais quando vale título. Portanto, embora esteja ciente de tudo que envolve um Atlético x Cruzeiro, o camisa 6 do Galo sabe que a tensão vai ser diferente do que foi há dois meses.

“Acho que cada jogo tem sua história. Valendo título é totalmente diferente dos outros jogos. Vamos ver a estratégia do Roger para esse clássico. Se vai jogar com todos os jogadores, como ele está pensando em fazer e como vamos jogar. Mas sem dúvida nenhuma é um jogo diferente da final. Precisamos dos três pontos, mas o clássico vale mais do eu isso. Traz confiança e o torcedor para o nosso lado. Estamos tratando esse jogo como ele merece ser tratado”.

Em 2017, Atlético e Cruzeiro já se enfrentaram quatro vezes. São dois triunfos celestes, pela Primeira Liga e pela fase inicial do Mineiro. O Atlético venceu uma vez, na decisão do estadual, além do empate se gols, no primeiro jogo da final. O que explica outra mudança em relação ao clássico que valeu título para o Atlético vai ser a postura da equipe campo.

Como fez melhor campanha na primeira fase do Mineiro e jogava por dois empates, o Atlético soube jogar com o regulamento. Conseguiu sair com um 0 a 0 do Mineirão e manteve a vantagem para a partida do Horto, obrigando o Cruzeiro a sair mais para o jogo. Estratégia que funcionou bem naquela vez, mas não vai ser repetida neste domingo.

Com 13 pontos, o Atlético está um atrás do rival Cruzeiro na classificação do Campeonato Brasileiro. É vencer para manter a recuperação na competição nacional e pegar moral para a sequência, para o confronto com o Jorge Wilstermann, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

“O impacto do resultado é grande. Tanto para o lado bom quanto para o lado ruim. Lógico que se a gente ganhar o clássico, nada está resolvido. Não seremos campeões do Brasileiro e da Libertadores por causa disso. Nem se perder, não vai acabar o mundo também. A gente sabe que uma vitória no clássico dá confiança e o ambiente melhora, tudo aquilo que a gente gosta no dia a dia acaba acontecendo. Vale muito mais do que três pontos por causa disso”, completou Fábio Santos.