Topo

Henrique Dourado supera Fred e vira artilheiro do Brasil em 2017

Henrique Dourado, o Ceifador, é o maior artilheiro do Brasil, com 22 gols marcados - J Ricardo/Agência Free Lancer/Estadão Conteúdo
Henrique Dourado, o Ceifador, é o maior artilheiro do Brasil, com 22 gols marcados Imagem: J Ricardo/Agência Free Lancer/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/07/2017 04h00

Henrique Dourado chegou ao Fluminense com a dura missão de substituir Fred, que deixou o clube para defender o Atlético-MG, em 2016. O início do atacante nas Laranjeiras, como todo mundo sabe, foi longe de ser bom. A situação, porém, se inverteu. Tanto que o camisa 9 virou o artilheiro do Brasil na atual temporada.

Já são 22 gols em 33 partidas disputadas no ano. A marca de Henrique Dourado supera a de Fred, na segunda colocação, com 20 gols marcados, em 28 duelos. Na terceira posição, aparece um dos destaques da Série B: Jonatas Belusso, atacante do Londrina. Ele balançou as redes em 20 oportunidades, mas em 29 duelos, um a mais que o atleticano.

Tudo começou no Campeonato Carioca, onde Dourado marcou seis vezes. Na Primeira Liga, ainda em disputa, passou em branco. Já na Copa do Brasil, competição em que o Fluminense está eliminado, foram quatro gols. Nos campeonatos atuais, o atacante tem brilhado: são nove gols no Brasileiro e três na Sul-Americana.

O bom desempenho faz Dourado pensar grande. Mesmo tendo voltado da Europa (Vitória dos Guimarães-POR) no ano passado, justamente por conta do Fluminense, o atacante imagina que deverão chegar propostas.

“Vai ser inevitável a procura de alguns clubes, algumas sondagens, como até já teve. Tenho a cabeça focada só no Fluminense. E se chegar uma proposta, porque com certeza vai chegar para alguns de nós, já que temos um elenco muito novo, cabe ao Fluminense analisar o que for bom. Nós, jogadores, devemos só jogar bola e deixar essa parte para que o clube cuide”, disse o atleta.

A temporada de Henrique Dourado, de fato, é muito boa. Prova disso é que faltam apenas três gols para que ele supere o número de gols de 2014, seu melhor ano, quando marcou 25 gols entre Portuguesa e Palmeiras.

Henrique Dourado sentiu dores na virilha na partida contra o Universidad Católica-EQU na última quinta, quando fez dois gols. Após exames médicos, nenhuma lesão foi constatada, mas sua presença na partida contra a Chapecoense, no domingo, em Edson Passos, é incerta.

Na coletiva de imprensa do último jogo, Abel Braga já previa dar descanso ao atleta, mas brincou com o fato de Dourado ser bastante ‘fominha’. Sendo assim, o camisa 9 terá que convencer o treinador a ser escalado contra a Chape. Fome de gols realmente não falta.