Topo

Por que jogo na Ilha contra o São Paulo está engasgado no Fla há 12 anos

Rogério Ceni e Lugano também estiveram na histórica goleada do São Paulo - Eduardo Anizelli/Folhapress
Rogério Ceni e Lugano também estiveram na histórica goleada do São Paulo Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Bruno Grossi e Vinicius Castro

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

02/07/2017 04h00

Flamengo e São Paulo se enfrentam, neste domingo (2), às 16h (de Brasília), no estádio Luso Brasileiro. Apesar de o Brasileirão ainda estar razoavelmente no início, o confronto pela 11ª rodada é fundamental para dois gigantes do futebol no país. E o jogo traz uma lembrança engasgada há quase 12 anos pelos lados da Gávea.

Em 2005, diante da impossibilidade de contar com o Maracanã, o Flamengo se uniu ao Botafogo e levantou a Arena Petrobras, justamente no local do hoje “caldeirão” da Ilha do Urubu. Apesar do estádio, o elenco rubro-negro era modesto e precisou de uma arrancada inspiradora sob o comando de Joel Santana para se livrar do rebaixamento dado como certo. Foram seis vitórias e três empates nas últimas nove rodadas.

No dia 15 de outubro daquele ano, o Flamengo foi humilhado na Ilha do Governador pelo São Paulo. A goleada por 6 a 1 é a maior do Tricolor Paulista em jogos oficiais contra os cariocas. Os gols de Edcarlos (2), Amoroso, Thiago Ribeiro, Mineiro e Souza - Josafá fez para os donos da casa - deixaram o time comandado por Andrade nas cordas.

Mais de uma década depois, o jogo ainda serve de piada entre os torcedores. Quem ainda está no Rubro-negro não esconde que a goleada jamais foi digerida. O engasgado Flamengo sonha em devolver o placar marcante. O local é o mesmo, mas a missão está longe de ser simples por conta da competitividade do futebol atual. Conquistar os três pontos, no entanto, é o mínimo que o atual elenco do Ninho do Urubu espera.

“O nosso estádio é muito importante, pois a torcida apoia muito. Será fundamental diante do São Paulo. O resultado em casa é primordial, ainda mais em uma competição tão longa. É a nossa obrigação conseguir essa vitória”, afirmou o meia Everton.

Do lado são-paulino, a goleada de 2005 serve como inspiração. Foi apenas uma das grandes atuações do time que já havia conquistado o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores da América. No Brasileirão, Paulo Autuori tentava deixar a equipe pronta para o Mundial de Clubes, que também ficaria com o Tricolor, e o show na Ilha do Governador empolgou a torcida.

Daquele elenco vitorioso, dois jogadores defenderão novamente o clube paulista, agora na Ilha do Urubu: o zagueiro Diego Lugano, que deve ser titular pelo terceiro jogo seguido, o primeiro após a renovação do contrato, e Rogério Ceni. A diferença é que em 2005 o Mito era o artilheiro do time na temporada, e agora convive com as críticas como treinador. Já são cinco jogos sem vitórias no Brasileirão e a zona de rebaixamento está cada vez mais próxima.

Os times retornam ao local com panoramas bem diferentes após quase 12 anos. Resta saber como a história será escrita desta vez na Ilha do Governador.

FLAMENGO X SÃO PAULO

Data/hora: 02/07/2017, às 16h (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)

Flamengo
Thiago; Pará, Réver, Rhodolfo e Trauco; Márcio Araújo, Cuéllar e Diego; Everton Ribeiro, Everton e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

São Paulo
Renan Ribeiro; Buffarini (Militão), Lugano, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, Araruna e Cueva; Marcinho, Denilson e Pratto
Técnico: Rogério Ceni