Topo

STJD se junta ao MP e pedirá interdição de São Januário após barbárie

Leo Burlá e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/07/2017 17h42

A situação do Vasco se complica cada vez mais, após a barbárie no clássico contra o Flamengo no último sábado. O clube dificilmente poderá utilizar São Januário nos próximos jogos. Após o pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) também pedirá a interdição imediata do estádio.

O UOL Esporte apurou que os responsáveis pela denúncia a ser apresentada nesta segunda-feira (10) entenderam que São Januário precisará ser fechado até que se apresente um novo plano de segurança – a ser avaliado pelo STJD.

A denúncia está sendo preparada pela procuradora Danielle Maiolini, de Minas Gerais, que estava de plantão nesta rodada do Campeonato Brasileiro. Ela encaminhará o documento ao procurador-geral do órgão, Felipe Bevilacqua, que apresentará formalmente o caso ao presidente do STJD, Ronaldo Piacente. A expectativa é por uma decisão imediata de interdição.

Além do pedido de fechamento do estádio até que seja revisto o plano de segurança local, o Vasco será enquadrado nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo perder até dez mandos de campo e sofrer uma multa de R$ 100 mil.

Cenas de horror

São Januário foi palco de guerra ao final do clássico entre Vasco e Flamengo, no sábado (8). Torcedores atiraram os mais diversos objetos a campo, em protesto pela derrota. Os jogadores rubro-negros só deixaram o gramado 30 minutos depois do apito final, e ainda assim sob chuva de moedas, calçados, cadeiras e até rojões.

Quando a Polícia Militar tentou intervir, os vascaínos passaram a brigar na arquibancada e depredar o estádio. Torcedores que não estavam envolvidos na confusão ficaram sem ter para onde ir. Houve cenas de guerra, com crianças chorando, mulheres desesperadas e gente caída por causa da briga e do gás de pimenta usado pelos policiais.

A confusão se estendeu para fora do estádio, e o torcedor David Rocha Lopes, de 27 anos, foi baleado e morto. Pelo menos outras duas pessoas deram entrada no Hospital Souza Aguiar com ferimentos a bala.