Topo

Dois clássicos e sete duelos diretos: o que promete a rodada do Brasileirão

Ainda invicto, o líder Corinthians fará clássico fora de casa contra o Palmeiras - Ale Cabral/AGIF
Ainda invicto, o líder Corinthians fará clássico fora de casa contra o Palmeiras Imagem: Ale Cabral/AGIF

Do UOL, em São Paulo

12/07/2017 04h00

A 13ª rodada do Campeonato Brasileiro pode ser uma das que mais promoverá mudanças na tabela da competição. Nada menos do que sete dos dez jogos são confrontos diretos por posições – e para aumentar a dose de emoção, também haverá dois clássicos estaduais.

A bola começa a rolar nesta quarta-feira (12), com seis jogos, e a rodada será completada na quinta (13), com mais quatro duelos. Confira o que estará em disputa em cada um:

Atlético-MG x Santos

Independência, 19h30, quarta-feira

Confronto direto em Minas Gerais. O Atlético-MG (9º, 17 pontos) vai alcançar o rival e pode entrar no G-6 em caso de vitória, mas não ultrapassa o Santos (4º, 20 pontos) por causa do número de vitórias (6 a 4). Já a equipe paulista, por sua vez, precisa da vitória para não deixar o líder Corinthians se distanciar.

Ponte Preta x Bahia

Moisés Lucarelli, 19h30, quarta-feira

Mais uma briga direta, desta vez na parte de baixo da tabela. A Ponte (13ª, 15 pontos) deve voltar à parte de cima da tabela e pode sonhar com voos mais altos se ganhar. Já o Bahia (16º, 12 pontos) precisa vencer para se afastar da zona do rebaixamento. Qualquer vitória tricolor faz com que o time ultrapasse a Ponte.

Fluminense x Botafogo

Maracanã, 21h, quarta-feira

O clássico carioca também é um duelo direto no meio da tabela. O Flu (8º, 17 pontos) vai se manter à caça dos times da parte de cima da tabela em caso de vitória. Já o Botafogo (11º, 16 pontos) tem a chance de ultrapassar o rival e se aproximar da briga por vaga na Libertadores.

Palmeiras x Corinthians

Allianz Parque, 21h45, quarta-feira

Os paulistas farão um clássico que pode esquentar um pouco mais a briga pelo título, até agora monopolizada pelo Corinthians (1º, 32 pontos). A vantagem do time alvinegro em relação ao rival é grande – 13 pontos – e um empate seria bem aceito pela equipe. Por isso, o Palmeiras (5º, 19 pontos) quer impor a primeira derrota ao rival no Brasileirão e se aproximar da disputa pela ponta.

Atlético-PR x Cruzeiro

Arena da Baixada, 21h45, quarta-feira

Apesar da distância que separa os dois em posições na tabela, é mais um duelo direto. Afinal, se vencer em casa, o Atlético-PR (14º, 15 pontos) vai ultrapassar o Cruzeiro (7º, 17 pontos). Os dois times buscam se consolidar como reais desafiantes na parte de cima.

Vitória x Vasco

Barradão, 21h45, quarta-feira

Um dos poucos jogos que não colocam frente a frente dois times em confronto direto. O Vitória (17º, 12 pontos) busca sair da zona do rebaixamento, enquanto o Vasco (10º, 16 pontos) não corre o risco de ser ultrapassado pelo adversário e busca se afastar ainda mais da degola.

Flamengo x Grêmio

Ilha do Urubu, 19h30, quinta-feira

Em um dos duelos mais aguardados da rodada, o segundo e o terceiro colocado se enfrentarão. Tanto Flamengo (2º, 23 pontos) quanto Grêmio (3º, 22 pontos) estão na caça do líder Corinthians, que tem vantagem confortável na ponta. A vitória é objetivo essencial tanto para rubro-negros quanto para tricolores.

São Paulo x Atlético-GO

Morumbi, 19h30, quinta-feira

Duelo direto no fundo da tabela. O São Paulo (19º, 11 pontos) precisa vencer em casa para espantar a tragédia e tentar começar uma recuperação para sair da zona da degola. Já o Atlético-GO (20º, 7 pontos), em situação calamitosa, precisa urgente somar pontos se ainda sonha em evitar o rebaixamento.

Sport x Chapecoense

Arena Pernambuco, 19h30, quinta-feira

Apenas três pontos separam os dois times, dando mais uma mostra do equilíbrio do campeonato. O Sport (6º, 18 pontos) está na briga por Libertadores e quer se manter assim, mas um tropeço pode afastar a equipe do topo. Já a Chape (15ª, 15 pontos) briga contra o rebaixamento e tem que vencer por três gols se quiser ultrapassar o time pernambucano.

Avaí x Coritiba

Ressacada, 21h, quinta-feira

Fechando a rodada, um dos poucos jogos que não é um confronto direto. Na zona do rebaixamento, o Avaí (18º, 12 pontos) precisa do resultado positivo em casa. Já o Coritiba (12º, 16 pontos) tentará reencontrar as vitórias para evitar que a parte de baixo da tabela se aproxime.