Topo

Palmeiras abandona briga por título e decreta mata-mata como "carro-chefe"

Danilo Lavieri e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/07/2017 04h00

Os 16 pontos de desvantagem em relação ao líder Corinthians fizeram o Palmeiras anunciar uma saída precoce da disputa pelo título brasileiro. Depois do 2 a 0 sofrido em casa, Cuca falou em mirar, dentro da Série A, uma vaga no grupo de classificados para a Copa Libertadores do ano que vem. Os “mata-matas”, na fala do treinador, se tornaram prioridade total para Cuca e companhia.

“No Brasileiro, o Palmeiras precisa pensar em estar entre os seis [grupo da Copa Libertadores]; melhor ainda se for entre os quatro. Aí, nos mata-matas, a gente precisa ganhar. O mata-mata é o nosso ‘carro chefe’”, sentenciou o comandante palmeirense.

A partir da derrota em casa para o maior rival, Cuca e companhia direcionarão maior atenção para Copa do Brasil e, principalmente, Copa Libertadores. O sarrafo mais abaixo no Brasileiro aumenta a pressão palmeirense para os confrontos decisivos contra Cruzeiro (Copa do Brasil) e Barcelona-EQU (Libertadores). Em ambos os duelos, o Palmeiras chega para os jogos de volta necessitado de uma reviravolta.

Diante do Cruzeiro, o time palestrino precisa da vitória ou de um empate com mais de quatro gols marcados para avançar de fase; no primeiro duelo, o Cuca e companhia reagiu de maneira surpreendente após sofrer três gols, mas saiu do Allianz com um empate por 3 a 3. O embate no Mineirão está agendado para 26 de julho.

Já na Libertadores, competição apontada como o grande objetivo do ano – todo o investimento se direcionou para vencer o torneio continental -, o Palmeiras depende de uma vitória por dois gols de diferença, no próximo dia 9 de agosto, em casa, para seguir vivo. O Barcelona-EQU triunfou por 1 a 0, em Guayaquil.

São duas partidas ainda mais decisivas com a mudança de plano dentro da liga nacional. O Palmeiras soma 19 pontos, depois de 13 partidas, e ocupa a sexta colocação, justamente o objetivo mínimo traçado por Cuca depois do revés desta quarta-feira.