Receita de sucesso no Santos pode ajudar a estabilizar laterais do SP

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

  • Érico Leonan/saopaulofc.net

    Dorival Júnior orienta os laterais do elenco do São Paulo no CT

    Dorival Júnior orienta os laterais do elenco do São Paulo no CT

Bons exemplos existem para serem seguidos. Ainda mais quando se tem o "criador" desses modelos à disposição. Assim, o São Paulo confia que Dorival Júnior colocará fim a um velho problema do clube: a dificuldade para os laterais se firmarem. O técnico pretende colocar em prática estratégia usada nos tempos de Santos para o Tricolor, com alas investindo pelo meio e aparecendo como surpresa na grande área. 

Essa ideia começou a ser testada já no primeiro treino tático de Dorival, na última terça-feira. O técnico posicionou os prováveis titulares para encarar o Atlético-GO às 19h30 desta quinta e mostrou como laterais e pontas precisam estar entrosados. De um lado, era Jucilei quem passava a bola para a direita. Em vez de Buffarini e Wellington Nem ocuparem a mesma faixa do campo, rente à lateral direita, o argentino se deslocava para o meio e o atacante aparecia para receber. 

Em seguida, Nem poderia avançar para a linha de fundo ou acionar Buffarini, que deixaria o ponta adversário vendido na marcação e apareceria na área, dividindo a atenção dos zagueiros com Pratto e Cueva. Do outro lado, a estratégia também foi explicada para Petros, Júnior Tavares e Gómez. 

No Santos, Dorival fez com que Zeca e Victor Ferraz se firmassem como dois dos principais laterais do futebol brasileiro, com o primeiro conquistando até a medalha de ouro na Olimpíada de 2016 com a seleção brasileira. A dupla ganhou tanta importância no Santos que o técnico decidiu torná-los mais presentes no ataque e na criação das jogadas, implantando esse mecanismo de inversão com os meias e pontas. A tentativa agradou os jogadores, mas os alvinegros tiveram primeiro semestre irregular até a demissão do treinador.

Érico Leonan/saopaulofc.net
Buffarini está há um ano no São Paulo, mas não deu nenhuma assistência

No São Paulo, ele pode ficar tranquilo quanto ao rendimento ofensivo de Júnior Tavares, líder de assistências do elenco com seis passes para gol. Seu reserva é Edimar, emprestado pelo Cruzeiro ainda em março, mas que não fez nenhuma partida até agora, enquanto o titular jogou todos os minutos do time no Campeonato Brasileiro e esteve presente em 36 dos 38 compromissos da equipe no ano.

Na direita, no entanto, o problema é grave. Já foram usados em 2017 Bruno, Buffarini, Foguete, Thiago Mendes, Marcinho, Araruna e Wesley. Bruno deu quatro assistências na temporada e é uma das dúvidas para o jogo desta quinta, no Morumbi. Buffarini, que treinou como titular na maior parte do tempo, vai completar um ano de clube e ainda não conseguiu dar nenhuma assistência. Marcinho, que é atacante, mas atuou como ala no 3-4-3 testado por Rogério Ceni, conseguiu um passe para gol na função.

Assim que o treino de terça-feira acabou, Dorival reuniu os quatro laterais de ofício do elenco para continuar com as explicações do trabalho tático. Buffarini dialogou bastante com o técnico e até ajudou Wellington Nem a entender melhor as orientações. Com a camisa do San Lorenzo, o argentino se notabilizou por boa presença ofensiva, marcando em média três gols por temporada. No Tricolor, ele segue zerado também nesse quesito.

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO X ATLÉTICO-GO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 13 de julho de 2017, às 19h30
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (ambos da BA)

SÃO PAULO: Renan Ribeiro, Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei e Petros; Wellington Nem, Cueva e Gómez; Pratto. Técnico: Dorival Júnior.

ATLÉTICO-GO: Felipe, André Castro, Roger Carvalho, Gilvan e Bruno Pacheco; Marcão e Igor; Andrigo, Jorginho e Breno Lopes; Walter. Técnico: Doriva.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos