Topo

Receita de sucesso no Santos pode ajudar a estabilizar laterais do SP

Dorival Júnior orienta os laterais do elenco do São Paulo no CT - Érico Leonan/saopaulofc.net
Dorival Júnior orienta os laterais do elenco do São Paulo no CT Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/07/2017 11h00

Bons exemplos existem para serem seguidos. Ainda mais quando se tem o "criador" desses modelos à disposição. Assim, o São Paulo confia que Dorival Júnior colocará fim a um velho problema do clube: a dificuldade para os laterais se firmarem. O técnico pretende colocar em prática estratégia usada nos tempos de Santos para o Tricolor, com alas investindo pelo meio e aparecendo como surpresa na grande área. 

Essa ideia começou a ser testada já no primeiro treino tático de Dorival, na última terça-feira. O técnico posicionou os prováveis titulares para encarar o Atlético-GO às 19h30 desta quinta e mostrou como laterais e pontas precisam estar entrosados. De um lado, era Jucilei quem passava a bola para a direita. Em vez de Buffarini e Wellington Nem ocuparem a mesma faixa do campo, rente à lateral direita, o argentino se deslocava para o meio e o atacante aparecia para receber. 

Em seguida, Nem poderia avançar para a linha de fundo ou acionar Buffarini, que deixaria o ponta adversário vendido na marcação e apareceria na área, dividindo a atenção dos zagueiros com Pratto e Cueva. Do outro lado, a estratégia também foi explicada para Petros, Júnior Tavares e Gómez. 

No Santos, Dorival fez com que Zeca e Victor Ferraz se firmassem como dois dos principais laterais do futebol brasileiro, com o primeiro conquistando até a medalha de ouro na Olimpíada de 2016 com a seleção brasileira. A dupla ganhou tanta importância no Santos que o técnico decidiu torná-los mais presentes no ataque e na criação das jogadas, implantando esse mecanismo de inversão com os meias e pontas. A tentativa agradou os jogadores, mas os alvinegros tiveram primeiro semestre irregular até a demissão do treinador.

Julio Buffarini chegou ao São Paulo em julho de 2016 - Érico Leonan/saopaulofc.net - Érico Leonan/saopaulofc.net
Buffarini está há um ano no São Paulo, mas não deu nenhuma assistência
Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

No São Paulo, ele pode ficar tranquilo quanto ao rendimento ofensivo de Júnior Tavares, líder de assistências do elenco com seis passes para gol. Seu reserva é Edimar, emprestado pelo Cruzeiro ainda em março, mas que não fez nenhuma partida até agora, enquanto o titular jogou todos os minutos do time no Campeonato Brasileiro e esteve presente em 36 dos 38 compromissos da equipe no ano.

Na direita, no entanto, o problema é grave. Já foram usados em 2017 Bruno, Buffarini, Foguete, Thiago Mendes, Marcinho, Araruna e Wesley. Bruno deu quatro assistências na temporada e é uma das dúvidas para o jogo desta quinta, no Morumbi. Buffarini, que treinou como titular na maior parte do tempo, vai completar um ano de clube e ainda não conseguiu dar nenhuma assistência. Marcinho, que é atacante, mas atuou como ala no 3-4-3 testado por Rogério Ceni, conseguiu um passe para gol na função.

Assim que o treino de terça-feira acabou, Dorival reuniu os quatro laterais de ofício do elenco para continuar com as explicações do trabalho tático. Buffarini dialogou bastante com o técnico e até ajudou Wellington Nem a entender melhor as orientações. Com a camisa do San Lorenzo, o argentino se notabilizou por boa presença ofensiva, marcando em média três gols por temporada. No Tricolor, ele segue zerado também nesse quesito.

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO X ATLÉTICO-GO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 13 de julho de 2017, às 19h30
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (ambos da BA)

SÃO PAULO: Renan Ribeiro, Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei e Petros; Wellington Nem, Cueva e Gómez; Pratto. Técnico: Dorival Júnior.

ATLÉTICO-GO: Felipe, André Castro, Roger Carvalho, Gilvan e Bruno Pacheco; Marcão e Igor; Andrigo, Jorginho e Breno Lopes; Walter. Técnico: Doriva.