Topo

Rodada do Brasileirão terá "superdomingo"; veja o que vale cada jogo

Grêmio, de Luan, terá jogo importante contra a Ponte para manter a caça ao Corinthians - Armando Paiva/AGIF
Grêmio, de Luan, terá jogo importante contra a Ponte para manter a caça ao Corinthians Imagem: Armando Paiva/AGIF

Do UOL, em São Paulo

15/07/2017 21h51

A 14ª rodada do Campeonato Brasileiro será marcada por um "superdomingo" com oito jogos, em que muitos confrontos diretos e brigas cruciais nas duas pontas da tabela estarão em disputa.

O empate do líder Corinthians com o Atlético-PR por 2 a 2, em casa, no sábado, pode servir de ânimo para Grêmio, Santos e Flamengo para diminuir a diferença para o primeiro colocado. A rodada será fechada com o confronto entre os embalados Botafogo e Sport na segunda-feira.

Confira o que está em jogo em cada partida do Brasileirão neste final de semana:

Palmeiras x Vitória

Allianz Parque, domingo, 11h

Depois da derrota em casa para o arquirrival Corinthians, o Palmeiras (7º, 19 pontos) tem um jogo teoricamente ideal para voltar a vencer após duas rodadas e não deixar os times do pelotão de cima se afastarem muito. Joga novamente no Allianz Parque contra uma equipe que desde o início briga contra o rebaixamento, o Vitória (18º, 12 pontos). O time baiano também precisa de reação: tomou 4 a 1 do Vasco, em casa, na última rodada.

Vasco x Santos

Nilton Santos, domingo, 16h

Em jogo de portões fechados no Nilton Santos, o Vasco (8º, 19 pontos) vem embalado após golear o Vitória e pode se aproximar dos primeiros colocados em caso de triunfo. Do outro lado, o Santos (3º, 23 pontos) tentará a terceira vitória seguida para seguir na caça do Corinthians e se consolidar na zona de classificação para a Libertadores.

Cruzeiro x Flamengo

Mineirão, domingo, 16h

Confronto direto de dois times no G-6 do Brasileirão. Em busca de estabilidade, o Cruzeiro (6º, 20 pontos) tentará sua terceira vitória consecutiva, o que faria o time ultrapassar o Flamengo (4º, 23 pontos) no saldo de gols. Já os rubro-negros levaram um balde de água fria com a derrota para o Grêmio na rodada passada e precisam responder fora de casa para manter a perseguição ao Corinthians.

Grêmio x Ponte Preta

Arena do Grêmio, domingo, 16h

Após assumir a vice-liderança, o Grêmio (2º, 25 pontos) precisa engatar uma sequência de vitórias para se aproximar do Corinthians – ou, como previu o técnico Renato Gaúcho, esperar o time paulista "despencar", que tropeçou no sábadoe em casa. Para isso, vai enfrentar em casa a Ponte Preta (15º, 15 pontos), que está sem vencer há quatro rodadas e briga para se afastar da zona do rebaixamento.

Atlético-GO x Atlético-MG

Olímpico de Goiânia, domingo, 16h

Dois times em situações bem diferentes, mas ambos buscando melhoras. Lanterna, o Atlético-GO (20º, 8 pontos) não tem mais o que fazer a não ser somar pontos jogo a jogo para tentar sair do buraco em que se enfiou. Do outro lado, o Atlético-MG (12º, 17 pontos) sofre para encontrar regularidade e corresponder à expectativa criada ao ser apontado como um dos melhores elencos do Brasil. O técnico Roger Machado está pressionado e precisa vencer o xará goiano.

Chapecoense x São Paulo

Arena Condá, domingo, 16h

O jogo é um confronto direto na parte de baixo da tabela. A Chapecoense (16º, 15 pontos) pode entrar na zona do rebaixamento em caso de derrota, enquanto o São Paulo (17º, 12 pontos) tem a possibilidade de deixar a degola se vencer fora de casa. Os dois times vêm de resultados negativos: os catarinenses perderam por 3 a 0 para o Sport em Pernambuco, enquanto os paulistas ficaram no 2 a 2 com o lanterna Atlético-GO no Morumbi na estreia de Dorival Júnior.

Coritiba x Fluminense

Couto Pereira, domingo, 19h

Mais um duelo entre adversários diretos, desta vez no meio da tabela. O Coritiba (10º, 19 pontos), que voltou a vencer na última rodada, tem a possibilidade de se aproximar do pelotão de cima caso vença em casa. Terá pela frente um rival que quer se recuperar da derrota no clássico para o Botafogo. Se ganhar, o Fluminense (11º, 17 pontos) ultrapassa o Coxa e evita uma possível aproximação da zona da degola.

Bahia x Avaí

Pituaçu, domingo, 19h

Fechando o domingo, outro jogo que confronta times que brigam contra o rebaixamento. O Bahia (14º, 15 pontos) vem de grande vitória fora de casa contra a Ponte Preta e quer manter o embalo diante de sua torcida para sonhar com voos mais altos, enquanto o Avaí (19º, 12 pontos), em situação mais complicada, precisa vencer de qualquer forma – mesmo assim, por causa do saldo de gols ruim, será bem difícil deixar a degola na rodada.

Botafogo x Sport

Nilton Santos, segunda-feira, 20h

Na segunda-feira, a rodada será concluída com mais um confronto direto, de times embalados. O Botafogo (9º, 19 pontos) vem de vitória contra o Flu e busca subir na tabela para se consolidar no G-6, enquanto o Sport (5º, 21 pontos), um dos times em melhor momento na competição, buscará sua quinta vitória consecutiva para se manter na zona de classificação à Libertadores, objetivo declarado do técnico Vanderlei Luxemburgo.