Topo

Aranha volta a palco em que foi vítima de racismo e lamenta: "Só vejo ódio"

Do UOL, em São Paulo

16/07/2017 18h39

Um episódio de 2014 mudou para sempre a carreira do goleiro Aranha, 36. Atualmente na Ponte Preta, o jogador defendia o Santos e foi alvo de ofensas racistas de uma torcedora do Grêmio em partida realizada na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), pela Copa do Brasil. Neste domingo (16), ele mostrou que a ferida ainda está aberta: de volta ao estádio para um compromisso pelo Campeonato Brasileiro, o atleta da equipe paulista disse que ainda sente um ranço oriundo das arquibancadas do estádio.

“Quando eu volto aqui, procuro não estar olhando para arquibancada, mas uma hora não dá. A cada vez que eu olho, só vejo ódio na cara das pessoas. Eles têm certeza de que eu sou o errado. É uma tristeza pelo clube que é o Grêmio”, lamentou Aranha na zona mista do estádio.

“Isso acontece aqui, principalmente, mas na Região Sul geralmente é assim. Já aconteceu comigo em vários jogos, mas falta de respeito é geral. Ninguém me viu provocando torcedor ou algo nesse sentido, mas sendo hostilizado o tempo todo, sem poder revidar. É complicado e você fica magoado”, completou o goleiro.

Em 2014, o episódio em que Aranha foi vítima de ofensa racista foi extremamente marcante. A torcedora responsável pelo insulto foi flagrada por uma câmera de TV e acabou marcada por isso: mudou de emprego, deixou a casa em que vivia, passou por tratamento psiquiátrico e foi condenada pela Justiça.

Neste domingo, Aranha teve ao menos um episódio em sentido oposto. Chamou atenção na arquibancada da Arena do Grêmio uma faixa de um garoto com um pedido de desculpas ao goleiro.

“A mudança vem das crianças, e é assim no mundo inteiro. Ele faz o esforço dele, fico feliz. Tem que partir de alguém isso... O pai passando isso ao seu filho a tendência é ser melhor. Fico feliz de ver pessoas de bom coração em meio a tanta gente com ódio”, disse Aranha.

Em campo, a Ponte Preta de Aranha chegou a fazer 1 a 0 neste domingo, mas tomou uma virada no segundo tempo (dois gols de Barrios e um de Everton) e perdeu por 3 a 1 em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.