Topo

Da bronca à parceria. Como Renato ganhou braço-direito fora de campo

Alexandre Mendes e Renato continuam com parceria iniciada em 2005. Amizade é mais antiga - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Alexandre Mendes e Renato continuam com parceria iniciada em 2005. Amizade é mais antiga Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/07/2017 04h00

Renato Gaúcho e Alexandre Mendes são inseparáveis. Técnico e auxiliar, eles lideram a comissão técnica do Grêmio e mantém relação há mais de 20 anos. A parceria começou nas Laranjeiras e graças a uma bronca de Mendes em Renato. A atitude fez o então atacante do Fluminense levar em conta o novato funcionário do clube carioca.

A dupla começou a trabalhar junto em 2005, no Vasco, mas se conheceu em meados de 1996.

Alexandre Mendes era funcionário do Fluminense e um dia encontrou objetos desorganizados nas Laranjeiras. Foi atrás de quem havia passado pelo local, mas não conseguiu identificar o responsável de cara. Nos dias seguintes, mudou os métodos de investigação até flagrar Renato. A porta aberta, o colchonete fora do lugar renderam cobrança.

Reza a lenda que Renato, do alto de sua condição de ídolo no Flu, se impressionou com a postura do profissional do clube. A puxada de orelha, em alto nível como garantem os contemporâneos, fez Mendes virar próximo do camisa então camisa 7.

Quatro anos depois, Renato começou a carreira como treinador no Madureira. E ao chegar no Vasco, convidou Alexandre Mendes para fazer parte da comissão técnica. Começava em São Januário a parceria que já rendeu dois títulos da Copa do Brasil.

As personalidades diferentes se encaixam na hora de gerir o vestiário e planejar treinos e jogos. Renato e Mendes também seguem rotinas parecidas. Ambos vivem em um circuito fechado, limitado a CT, Arena e hotel onde residem em Porto Alegre.

A sintonia entre eles foi posta à prova no ano passado, na Copa do Brasil, quando o suspenso Renato Gaúcho viu o auxiliar ficar à beira do gramado diante do Cruzeiro no Mineirão.

Neste ano, os dois já se separaram para seguir o planejamento com treinos aos titulares e jogo com reservas. Mas quando as coisas correm como o planejado, a dupla está junta.

Contra a Ponte Preta, neste domingo, às 16h (de Brasília), Renato e Alexandre estarão no banco de reservas. E certamente serão flagrados várias vezes durante o jogo, em meio a uma conversa com prancheta e mão à frente da boca. É parceria que nasceu de uma bronca sendo mantida.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X PONTE PRETA

Data e hora: 16/07/2017 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Claudio Francisco Silva (SE)
Auxiliares: Cleriston Barreto Rios (SE) e Fabio Pereira (TO)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Rafael Thyere, Geromel e Bruno Cortez; Michel, Arthur; Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios
Técnico: Renato Gaúcho

PONTE PRETA: Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Rodrigo e Fernandinho; Fernando Bob, Jádson, Wendell e Renato Cajá; Lucca e Émerson Sheik
Técnico: Gilson Kleina