Topo

Rival pelo Avaí, goleiro depende de saída para ter chance no Corinthians

Douglas, que pertence ao Corinthians, é destaque do Avaí na luta contra o rebaixamento - Roberto Vinicius/Estadão Conteúdo
Douglas, que pertence ao Corinthians, é destaque do Avaí na luta contra o rebaixamento Imagem: Roberto Vinicius/Estadão Conteúdo

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

19/07/2017 11h00

Depois de parar Botafogo e Grêmio com defesas importantes em vitórias recentes do Avaí, o goleiro Douglas enfrenta, nesta quarta-feira, outra equipe que se destaca no futebol brasileiro em 2017. No confronto com o líder Corinthians, no entanto, há uma particularidade: ele pertence ao adversário e está emprestado até dezembro.

Por isso, Douglas provavelmente vai a campo com duas ideias na cabeça. Na Ressacada, ele precisa encaixar mais uma atuação decisiva para sua equipe e impressionar o Corinthians para, quem sabe, ter em 2018 a primeira chance de vestir a camisa do clube. A última meta, porém, não é tão simples assim.

Com os mesmos quatro goleiros no elenco profissional há três temporadas, o Corinthians enxerga que Douglas só poderia voltar caso um deles fosse negociado. Esse é o mesmo dilema que fez com que o atual jogador do Avaí passasse pelo Parque São Jorge em 2016 e 2017 sem se tornar, de fato, parte dos planos da comissão técnica.

À distância, o Corinthians tem se impressionado com o desempenho de Douglas no Avaí. O nome dele sempre contou com boas avaliações do preparador de goleiros do clube, Mauri Lima, e a participação na pré-temporada do ano passado reforçou a convicção do potencial do arqueiro de 28 anos e 1,94 m. A convicção que fez ele ser adquirido do Bragantino, em meio à Série B de 2015, é reforçada pelo ótimo Brasileiro até aqui.

No cenário atual do Corinthians, dois goleiros parecem ter maiores possibilidades de seguir no clube. Cássio recuperou o status de outros tempos, e Caíque França tem uma temporada de destaque em treinamentos e alguns jogos. Já Matheus Vidotto se movimenta, há algum tempo, no sentido de deixar o clube. Ele é o quarto da fila e tirou cidadania italiana em janeiro.

Mas a situação que pode impactar no futuro de Douglas, no momento, envolve o reserva imediato Walter. Sem perspectivas de atuar por conta da recuperação de Cássio, ele foi procurado pelo São Paulo nos últimos dias e ouviu da direção um pedido para ficar até dezembro. Caso opte por vender o arqueiro no fim do ano, o Corinthians provavelmente irá reincorporar o rival desta noite.

Enquanto isso, Douglas segue seu trabalho no Avaí. A contratação dele foi idealizada pelo gerente de futebol Agnello Gonçalves, ex-coordenador da base do Corinthians e muito próximo a Alessandro Nunes, gerente de futebol corintiano. Depois de um semestre na reserva de Maurício Kozlinki, o novo titular assumiu a vaga após falhas do colega e tomou conta.

Quem convive com Douglas exalta algumas de suas qualidades: o esforço no dia a dia, a concentração elevada em todos os treinamentos e jogos e os fundamentos bem trabalhados da parte técnica para a posição.

A conduta, aliás, foi que permitiu escapar ileso de um episódio delicado na última semana. Oferecido por intermediários ao Flamengo e ao Cruzeiro, Douglas viu o presidente Francisco José Battistotti fazer críticas a seus empresários depois de ser alertado por Eduardo Bandeira de Mello, mandatário do Fla. O estafe de Douglas, porém, assegura que tudo não passou de um mal-entendido.

FICHA TÉCNICA

AVAÍ x CORINTHIANS

Data: 19 de julho de 2017, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Estádio Ressacada
Competição: Campeonato Brasileiro (15ª rodada)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa - GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa - GO) e Leone Carvalho Rocha (CBF - GO)

AVAÍ: Douglas; Leandro Silva, Fagner Alemão, Betão e Capa; Judson (Lucas Otávio), Simião e Pedro Castro; Marquinhos, Joel e Rômulo. Treinador: Claudinei Oliveira

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo (Pedro Henrique) e Arana; Gabriel e Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô. Treinador: Fábio Carille