Topo

Fernandinho confirma volta por cima e Grêmio já fala em renovação

Meia-atacante está entre os 10 jogadores que mais atuaram no Grêmio em 2017 - Ale Cabral/AGIF
Meia-atacante está entre os 10 jogadores que mais atuaram no Grêmio em 2017 Imagem: Ale Cabral/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/07/2017 04h00

O gol, a assistência e a atuação como um todo em Salvador serviram para atestar: Fernandinho deu a volta por cima. Saiu de negociável para se tornar uma espécie de 12º jogador no Grêmio. A confiança de Renato Gaúcho e o estilo de jogo ofensivo ajudaram o meia-atacante a retomar o bom momento em Porto Alegre. A fase é tão boa que o Tricolor já fala em negociar uma renovação de contrato.

Fernandinho chegou em 2014 e tem salário acima do teto atual do Grêmio. Em mais de uma oportunidade, foi colocado como ‘fora dos planos’ justamente pelos vencimentos elevados.

Em janeiro, Renato chamou o camisa 21 e decidiu ficar com o atleta. A permanência no Flamengo era possível, mas foi descartada no último minuto antes do começo da pré-temporada. No CT Luiz Carvalho, o treinador reafirmou pessoalmente a Fernandinho que queria tê-lo no elenco.

Segundo o site WhoScored.com, especializado em estatísticas, Fernandinho é o jogador do Grêmio com mais dribles por jogo no Brasileirão. Já o Footstats aponta que o meia-atacante é o terceiro atleta que mais sofre faltas no elenco do Tricolor. Mas nem só de dribles e do destaque técnico vive o jogador.

Ao longo dos seis meses de competição, Fernandinho se afirmou. Hoje é um dos dez atletas que mais atuou na temporada. Tem seis gols marcados e o último deles denota a boa relação com a comissão técnica.

“Eu tenho treinado bastante [falta], foi algo que o Renato pediu. ‘Treina, continua, faz o que os grandes batedores fazem. A gente não vê, mas eles treinam’. Fazia muito tempo que um treinador não me pedia isso e ele pediu”, contou Fernandinho. “Eu sou muito grato ao Renato pela força, pela ajuda. Ele tem por característica agir assim e sabe conduzir e tirar o melhor de cada um”, completou.

O UOL Esporte já mostrou que a boa relação entre treinador e jogador é tamanha que houve consulta de Renato a Fernandinho na hora de fechar com outro atleta: Bruno Cortez. O atacante foi companheiro do lateral no São Paulo e referendou o negócio.

“O Fernandinho vem em um ano muito bom, vem ajudando bastante o time lá na frente. Na parte ofensiva, defensiva. Na parte tática. Tem correspondido bastante”, comentou Renato.

O vínculo de Fernandinho com o Grêmio expira em dezembro. A diretoria ainda não sentou para tratar de uma prorrogação, mas já mudou o discurso. Agora, as tratativas são ventiladas.

“O Fernandinho vem se revelando nessa temporada um jogador muito solidário. Aquela situação dele entrar para resolver com vitória pessoal... Não tem mais isso. Ele tem grande participação tática, fecha bem o lado. Tem posse, segura o jogo. E resolve, também, lá na frente. Fez gol de falta. Ou seja, está se qualificando. Ele é importantíssimo para nós e terá a situação considerada no momento certo”, afirmou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.