Atleta mais usado por Mano, Léo entrará para top 5 de zagueiros do Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Cruzeiro/Divulgação

    Em junho de 2016, Léo alcançou 200 jogos pelo Cruzeiro. Neste domingo, serão 260

    Em junho de 2016, Léo alcançou 200 jogos pelo Cruzeiro. Neste domingo, serão 260

Em 2017, nenhum outro jogador do Cruzeiro entrou em campo mais vezes que o zagueiro Léo. Atual camisa 3 do time, o defensor já realizou 36 partidas oficiais no ano, mesmo número do companheiro Diogo Barbosa (que não jogou todas como titular). Neste domingo, contra o Avaí, Léo deverá estar novamente entre os onze atletas iniciais de Mano Menezes. Se isso acontecer, o jogador vai escrever seu nome mais uma vez na história e entrará para a lista dos cinco zagueiros que mais defenderam as cores do clube.

"Importante para mim, em questão de números, e uma alegria muito grande também poder chegar a essas marcas em um clube tão grande como o Cruzeiro. Um clube que a gente admira, que a gente torce desde criança, e poder alcançar esses números, ser bicampeão brasileiro, chegar a 260 jogos e ser o terceiro zagueiro com mais gols com a camisa do Cruzeiro, são marcas muito significativas, muito importantes", comentou o defensor, citando dois de seus quatro títulos pela Raposa.

Ao completar 260 jogos pelo Cruzeiro, Léo irá igualar a marca do também ídolo Cris, que jogou na equipe por mais de cinco anos. A trajetória na Toca da Raposa é tão grande quanto a do atual defensor, que veste as cores do clube desde agosto de 2010, quando ainda tinha 22 anos. Dependendo seu desempenho pessoal e do Cruzeiro na temporada, Léo poderá ainda terminar o ano com a quarta colocação. Para isso, terá de entrar em campo em outras 23 ocasiões e igualar os 283 jogos de Moraes, que atuou no clube durante toda a década de 1970. Vavá (428), Darci Menezes (427) e Zezinho Figueroa (305 jogos) encabeçam o pódio de zagueiros com mais partidas pelo Cruzeiro.

Além dos jogos, Léo também está bem colocado no ranking de defensores que mais marcaram com a camisa do Cruzeiro. Recentemente, o jogador travou um duelo particular com o ex-companheiro Bruno Rodrigo, hoje no Grêmio. Atualmente, a dupla sustenta a terceira colocação ao lado de Darci Menezes, jogador do clube entre 1867 a 1978. Todos eles marcaram por 17 vezes. No topo da lista estão Geraldão, com 30 gols, e Cris, com 25.

AVAÍ x CRUZEIRO

Motivo: 16ª rodada, Brasileirão 2017
Data/Hora: 23/07/2017, às 16h
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza - SP (CBF)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli - SP (CBF) e Daniel Luis Marques - SP (CBF)

AVAÍ: Douglas Friedrich; Leandro Silva, Alemão, Betão e João Paulo; Judson, Simião e Pedro Castro; Juan, Júnior Dutra e Joel. Técnico: Claudinei Oliveira.

CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Thiago Neves e Élber; Rafael Sobis e Sassá. Técnico: Mano Menezes.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos