Topo

Atleta mais usado por Mano, Léo entrará para top 5 de zagueiros do Cruzeiro

Em junho de 2016, Léo alcançou 200 jogos pelo Cruzeiro. Neste domingo, serão 260 - Cruzeiro/Divulgação
Em junho de 2016, Léo alcançou 200 jogos pelo Cruzeiro. Neste domingo, serão 260 Imagem: Cruzeiro/Divulgação

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

23/07/2017 04h00

Em 2017, nenhum outro jogador do Cruzeiro entrou em campo mais vezes que o zagueiro Léo. Atual camisa 3 do time, o defensor já realizou 36 partidas oficiais no ano, mesmo número do companheiro Diogo Barbosa (que não jogou todas como titular). Neste domingo, contra o Avaí, Léo deverá estar novamente entre os onze atletas iniciais de Mano Menezes. Se isso acontecer, o jogador vai escrever seu nome mais uma vez na história e entrará para a lista dos cinco zagueiros que mais defenderam as cores do clube.

"Importante para mim, em questão de números, e uma alegria muito grande também poder chegar a essas marcas em um clube tão grande como o Cruzeiro. Um clube que a gente admira, que a gente torce desde criança, e poder alcançar esses números, ser bicampeão brasileiro, chegar a 260 jogos e ser o terceiro zagueiro com mais gols com a camisa do Cruzeiro, são marcas muito significativas, muito importantes", comentou o defensor, citando dois de seus quatro títulos pela Raposa.

Ao completar 260 jogos pelo Cruzeiro, Léo irá igualar a marca do também ídolo Cris, que jogou na equipe por mais de cinco anos. A trajetória na Toca da Raposa é tão grande quanto a do atual defensor, que veste as cores do clube desde agosto de 2010, quando ainda tinha 22 anos. Dependendo seu desempenho pessoal e do Cruzeiro na temporada, Léo poderá ainda terminar o ano com a quarta colocação. Para isso, terá de entrar em campo em outras 23 ocasiões e igualar os 283 jogos de Moraes, que atuou no clube durante toda a década de 1970. Vavá (428), Darci Menezes (427) e Zezinho Figueroa (305 jogos) encabeçam o pódio de zagueiros com mais partidas pelo Cruzeiro.

Além dos jogos, Léo também está bem colocado no ranking de defensores que mais marcaram com a camisa do Cruzeiro. Recentemente, o jogador travou um duelo particular com o ex-companheiro Bruno Rodrigo, hoje no Grêmio. Atualmente, a dupla sustenta a terceira colocação ao lado de Darci Menezes, jogador do clube entre 1867 a 1978. Todos eles marcaram por 17 vezes. No topo da lista estão Geraldão, com 30 gols, e Cris, com 25.

AVAÍ x CRUZEIRO

Motivo: 16ª rodada, Brasileirão 2017
Data/Hora: 23/07/2017, às 16h
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza - SP (CBF)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli - SP (CBF) e Daniel Luis Marques - SP (CBF)

AVAÍ: Douglas Friedrich; Leandro Silva, Alemão, Betão e João Paulo; Judson, Simião e Pedro Castro; Juan, Júnior Dutra e Joel. Técnico: Claudinei Oliveira.

CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Thiago Neves e Élber; Rafael Sobis e Sassá. Técnico: Mano Menezes.