O líder volta a vencer: defesa segura Flu, e Corinthians ganha no Maracanã

Do UOL, no Rio de Janeiro

Dois empates depois, o Corinthians novamente venceu no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, em visita ao Fluminense no Maracanã, a equipe de Fábio Carille mostrou por que lidera a competição e ganhou de 1 a 0, gol de Balbuena, para superar os problemas da última semana - lesões de Jadson e Pablo e dois jogos sem vencer. 

O Corinthians, que também alcançou 30 jogos de invencibilidade no ano - terceira marca de sua história, agora tem 40 pontos na primeira posição do Brasileiro. Problema para o vice-líder Grêmio, que atua contra o São Paulo na segunda-feira e, por enquanto, tem 31 pontos. Já o Fluminense vive momento instável no ano, com muitas lesões, saída de Wellington Silva e resultados ruins. É o 10º colocado, com 21 pontos. 

No Rio de Janeiro, o Corinthians teve menos posse de bola, mas bons momentos dentro do segundo tempo. Abriu o placar em escanteio batido por Giovanni Augusto e gol do paraguaio Balbuena e até poderia ter ampliado. Na parte final, porém, o jogo se transformou: o Fluminense pressionou e testou a força da melhor defesa do Brasileirão até os 51 minutos da etapa complementar.   

O melhor: Balbuena 

Luciano Belford/AGIF

Foi o quarto gol do zagueiro paraguaio em cinco semanas pelo Corinthians. Ele havia anotado contra o Cruzeiro (vitória por 1 a 0), diante do Bahia (triunfo por 3 a 0) e contra o Patriotas-COL (empate em 1 a 1). No Maracanã, além de marcar, foi muito bem em sua principal obrigação. A dupla com Pedro Henrique funcionou bem nos 90 minutos.  

O pior: Henrique

Foi batido no lance do gol, errou passes....não teve, definitivamente, uma boa atuação, apesar de evitar um gol de Rodriguinho no segundo tempo. 

Corinthians alcança terceira maior sequência invicta de sua história

Com o resultado no Maracanã, a equipe de Fábio Carille ampliou novamente a sequência sem perder na temporada e já registra a terceira maior marca na história do clube. Agora são 30 jogos sem perder – a última queda foi 19 de março, Ferroviária 1 x 0 Corinthians. Só restam dois períodos à frente: 1936/37, com 31 jogos, e 1957, com 37 jogos.

Fluminense: a fase no Brasileiro não é mesmo boa

Luciano Belford/AGIF

Com o tropeço dentro de casa, o Fluminense chegou a sete jogos com somente uma vitória no Brasileiro. O time teve o destaque Richarlison e ainda a volta de Henrique Dourado, mas não conseguiu ser perigoso contra o Corinthians de Carille. Em 15 rodadas, o Flu só não marcou gol em outros dois jogos. 

Giovanni Augusto cumpre a missão na volta à equipe; Pedro Henrique também vai bem

Sem Jadson e Marquinhos Gabriel, Fábio Carille apostou em Giovanni Augusto, recuperado de problemas físicos. Foi o primeiro jogo dele após mais de cinco meses e atuação foi bastante regular: bem tática e fisicamente, ainda bateu o escanteio que definiu a vitória. Já na defesa, Pedro Henrique, que substituiu Pablo, mostrou novamente em 2017 que é uma opção confiável do setor e até interveio para ajudar Balbuena em momentos chave. 

Tite novamente em um estádio no Rio de Janeiro

Reprodução

O treinador da seleção brasileira já havia assistido a Botafogo x Sport na segunda passada e a Flamengo x Palmeiras na última quarta. Depois de Engenhão e Ilha do Urubu, Tite foi ao Maracanã para ver Fluminense x Corinthians. Fagner, Rodriguinho e Gustavo Scarpa já foram chamados por ele – e Cássio, em grande fase, também está muito cotado para ser.

Corintianos pedem pênalti não marcado em Jô

Henrique Dourado regressa após cinco jogos lesionado

O artilheiro tricolor perdeu as últimas cinco partidas por um problema muscular, mas foi surpresa de Abel Braga na escalação. Se esforçou, criou algumas oportunidades e deu trabalho para Pedro Henrique e Balbuena, mas não marcou. No final, foi substituído pelo estreante Peu, atacante de 23 anos que volta após passagem emprestado ao Flu Samorin.  

Choque forte entre Richarlison e Cássio

Carille no banco depois de dois dias ausente por problema familiar

Thiago Ribeiro/AGIF

O treinador Fábio Carille esteve no banco de reservas após ausências nos treinamentos de sexta-feira e sábado, por conta do falecimento de seu sogro.

A trave salva o goleiro corintiano

As vitórias por 1 a 0 se multiplicam no Corinthians

Luciano Belford/AGIF

Das 12 vitórias em 15 jogos no Brasileirão, o Corinthians de Carille ganhou a sexta por 1 a 0. O maior responsável tem sido Cássio, que fez boas intervenções e ainda contou com a trave como amuleto em chute de Gustavo Scarpa. Ele tem 11 partidas sem sofrer gol na competição. 

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 x 1 CORINTHIANS

Data: 23 de julho de 2017, domingo
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Luciano Roggenbaum (ambos PR)
Cartões amarelos: Léo Pelé, Frazan, Rodriguinho e Balbuena
Gol: Balbuena, aos 4min do segundo tempo

Fluminense: Júlio César; Renato (Mateus Norton), Frazan, Henrique e Léo Pelé; Marlon Freitas (Matheus Alessandro), Orejuela e Wendel; Gustavo Scarpa, Henrique Dourado (Peu) e Richarlison. Treinador: Abel Braga.

Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Arana; Gabriel e Maycon; Giovanni Augusto (Pedrinho), Rodriguinho (Camacho) e Romero (Clayson); Jô. Treinador: Fábio Carille.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos