Superofensivo e com dois "garçons", Santos pega Bahia em ascensão

Roberto Oliveira e Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • GUILHERME DIONíZIO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Santos aposta nos "garçons" B. Henrique e L. Lima e jogará com apenas 1 volante

    Santos aposta nos "garçons" B. Henrique e L. Lima e jogará com apenas 1 volante

O técnico Levir Culpi aprovou a atuação do Santos na vitória contra a Chapecoense. Por isso, deve manter a escalação super ofensiva para o duelo contra o Bahia, neste domingo, às 11h (de Brasília), no estádio do Pacaembu, válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para enfrentar o Bahia em ascensão no Brasileiro (não perde há cinco rodadas), Levir Culpi ainda contará com o retorno do atacante Bruno Henrique, que cumpriu suspensão na última rodada. Com o atacante, a equipe santista, além de ofensiva, passa a ter dois "garçons" de respeito para o jogo.

Bruno Henrique é um dos lideres em assistências no Brasileirão. Já foram cinco passes a gol. Ele só perde para Luan, do Grêmio, líder no quesito com seis. O atacante ainda soma mais uma assistência na Copa Libertadores da América.

Já Lucas Lima sempre foi o principal "garçom" do Santos. E nesta temporada não é diferente. O camisa 10 soma nove passes a gol (seis na Libertadores, dois no Brasileiro e um na Copa do Brasil).

Lucas Lima e Bruno Henrique integram a escalação ousada de Levir Culpi, que conta apenas com um volante – Yuri. O treinador abdicou de Alison e Leandro Donizete, que possuem características mais defensivas, e apostou no meio com Vecchio ao lado de Yuri.

A ideia de Levir é não deixar Lucas Lima sobrecarregado na armação das jogadas. A estratégia é utilizar Vecchio de surpresa, por trás, quando o camisa 10 está bastante marcado nos jogos.

"Lucas Lima é diferente. Faz a diferença. E os outros sabem. Ele é muito marcado. Quando estou dentro de campo, eu tento criar espaços, infiltrar para que ele faça o que mais sabe fazer que é deixar os companheiros cara a cara. Com Lucas não jogando, o que mais importa é ajudar o time", afirmou Vecchio.

Para encarar o Bahia, Levir segue sem contar com Victor Ferraz, Zeca e Ricardo Oliveira. O novo reforço do time, Matheus Jesus, ainda não tem condição de jogo. E a dupla de zaga titular do ano passado, Luiz Felipe e Gustavo, segue em fase final de recuperação de cirurgias ligamentares no joelho. Além disso, Lucas Veríssimo está suspenso. O treinador faz mistério entre Fábian Noguera e Cleber.

Bahia invicto e perigoso fora de casa

O Bahia vai a São Paulo em franca recuperação no Brasileiro. Após figurar algumas rodadas na zona do rebaixamento, o time de Jorginho reagiu e não perde há cinco partidas. A última derrota foi no dia 26 do mês passado, ante o Flamengo. O curioso é que, nas últimas partidas, o Bahia tem sido mais letal fora de casa: vem de duas vitórias longe de Salvador, contra Atlético-MG e Ponte Preta.                       

Para o jogo contra o Santos, Jorginho continua com uma série de desfalques. O principal deles é o atacante Rodrigão, ex-Santos, que estreou com dois gols, mas sofreu luxação no dedo do pé direito e desfalca o time pelo terceiro jogo. Ele foi liberado para treinar com bola, mas voltou a sentir dores e foi cortado da partida.                       

Por outro lado, o técnico do Bahia conta com a volta do volante Renê Junior, que vive grande fase, é um dos destaques da temporada e retorna de suspensão por cartões amarelos.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X BAHIA

Data: 23 de julho de 2017, domingo
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Assistentes: Rodrigo F. Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ambos do RJ)                       

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Fabián Noguera (Cleber), David Braz e Jean Mota; Yuri, Vecchio e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Kayke. Técnico: Levir Culpi                       

Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Renê Júnior, Juninho, Zé Rafael e Régis; Mendoza e João Paulo. Técnico: Jorginho

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos