Topo

Por que Maicon, mesmo reserva, ainda é visto como fundamental no Grêmio

Maicon jogou 16 partidas na temporada, mas característica é vista como fundamental - Lucas Uebel/Grêmio
Maicon jogou 16 partidas na temporada, mas característica é vista como fundamental Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/07/2017 04h00

Maicon atuou em menos de 40% dos jogos do Grêmio na temporada, mas ainda é visto como fundamental para o time titular. Recuperado de tendinite no tornozelo, o volante passa a disputar vaga na equipe e tem a seu favor o status de líder, mas também o estilo de jogo. Internamente, o camisa 8 agrada principalmente por ajudar a equipe a ser mais aguda.

A dupla Michel e Arthur encaixou e participou do melhor momento da equipe no ano. Com os dois, o Grêmio subiu de produção, viu o desempenho ficar melhor e obteve vitórias em série. Hoje, se mantém na disputa da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão.

Maicon assistiu a tudo isso de fora, mas volta com cartaz. Capitão na conquista do pentacampeonato, ele tem reconhecida ascendência no vestiário, mas a voz ativa não é o único ponto positivo.

Diante do Vitória, Maicon protagonizou mais de uma vez lance que lhe confere rótulo de titular. O passe em profundidade, quebrando as linhas do adversário, e levando o time para mais perto do gol adversário. Assim saiu o 2 a 0, convertido por Arthur.

No Grêmio, a leitura é de que Arthur tem intensidade e ajuda a criar superioridade numérica no setor. Michel, por sua vez, agrega imposição física e excelente desarme. Só que na hora de fazer uma transição com bola longa, Maicon faz a diferença.

Como Renato Gaúcho apostou em um jogo ofensivo, atacando com até sete jogadores ao mesmo tempo, a bola mais profunda é valorizada. Maicon, no clube desde 2015, agrega essa característica ao setor que mais se modificou após o título da Copa do Brasil.

A solução para o quebra-cabeça ainda não foi revelada por Renato. O treinador deverá usar o acúmulo de competições nas próximas semanas para ‘girar’ o elenco. E nesse cenário, não haverá maior problema para encaixar as peças. Ali na frente, contudo, se tornará inevitável escolher. E Maicon, mesmo jogando poucos jogos no ano, segue com cartaz.

SÃO PAULO X GRÊMIO
Data e hora:
24/07/2017 (Segunda-feira), às 20h (Brasília)
Local: estádio Morumbi, em São Paulo (PS)
Transmissão na TV: PPV e Sportv
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Pablo Almeida da Costa (ambos de MG)
SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Bruno, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Petros e Jucilei; Jonathan Gómez, Cueva e Marcinho (Lucas Fernandes); Pratto.
Técnico: Dorival Jr.
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Fernandinho (Everton), Ramiro e Pedro Rocha; Luan;
Técnico: Renato Gaúcho