Hernanes marca na reestreia, São Paulo vira no fim e dorme fora da degola

Do UOL, em São Paulo

O São Paulo conseguiu uma virada heroica com o Botafogo na tarde deste sábado, no Engenhão. Com um gol de Hernanes em sua reestreia pelo clube, o time tricolor venceu por 4 a 3 depois de ficar atrás no placar até os 41 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o São Paulo dorme fora da zona de rebaixamento.

Marcos Guilherme marcou dois gols para a equipe paulista nos minutos finais. No primeiro tempo, Cueva abriu o placar para o São Paulo, que sofreu a virada ainda na etapa final. O camisa 10 são-paulino, porém, perdeu a chance de empatar em um pênalti e viu o Botafogo fazer 3 a 1. Depois, em sete minutos, o time tricolor conseguiu a virada.

O São Paulo, 15º colocado, terá de esperar para confirmar a saída definitiva da zona do descenso. O time pode ser superado por Atlético-PR e Coritiba. Com 17 pontos, o Atlético-PR, joga nesta segunda-feira com o Vasco, no Rio. Já o Coritiba, 19 pontos, recebe o Atlético-MG no Couto Pereira neste domingo. 

O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira. O adversário será o Palmeiras, novamente no Engenhão, às 21h45 (de Brasília). O São Paulo, por sua vez, recebe o Coritiba no Morumbi no dia seguinte, às 19h30. As duas partidas são válidas pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O melhor: Marcos Vinícius e Hernanes

Fernando Soutello/AGIF

O camisa 10 do Botafogo ganhou uma vaga no time de última hora e não decepcionou ao marcar os seus dois primeiros gols com a camisa do clube. O primeiro em chute cruzado na área. O segundo em finalização de longe, que contou com um toque no gramado para vencer o goleiro são-paulino.

Já o meia tricolor marcou o gol de empate no fim do jogo em sua reestreia e comandou a virada histórica do São Paulo nos minutos finais.

O pior: Renan Ribeiro


O arqueiro do São Paulo não conseguiu deter o chute de Marcos Vinícius embora o chute não tenha sido tão forte. Debaixo das traves, sem antecipação, Renan viu a bola tocar no gramado e encobri-lo.

Homenagens a filho de Abel

Fernando Soutello/AGIF

A partida foi marcada por homenagens e até marcha fúnebre. Reunidos no centro do gramado, os jogadores fizeram um minuto de silêncio pela morte de João Pedro Braga, de 18 anos, filho do técnico Abel Braga, que morreu neste sábado. Os treinadores Dorival Júnior e Jair Ventura, em entrevista, mandaram mensagens de apoio ao comandante do Fluminense.  

Hernanes reestreia


Principal reforço do São Paulo para o Campeonato Brasileiro, o meio-campista fez a sua reestreia com a camisa tricolor e foi capitão da equipe. Com ele em campo, Cueva e Marcinho atuaram abertos pelos lados, com Pratto na referência. No fim do primeiro, o jogador teve uma chance de gol, mas concluiu de ombro para fora. Na etapa final, aos sete, obrigou Gatito a fazer boa defesa em chute de fora. No fim, o meia foi premiado com o gol de empate - depois, Marcos Guilherme fez 4 a 3.

João Paulo falha, e Cueva aproveita

Luciano Belford/AGIF

Atuando fora da casa, o São Paulo conseguiu abrir o placar em uma falha de João Paulo após uma jogada individual de Cueva. O meia tentou proteger a bola para a saída do goleiro Gatito Fernández, mas permitiu a recuperação do camisa 10 são-paulino, que só empurrou para as redes.

Botafogo responde em dois minutos


O time de Jair Ventura conseguiu se recuperar rapidamente. Na primeira subida ao ataque após sofrer o gol, Pimpão aproveitou uma bola mal cortada por Bruno e cruzou para Marcos Vinícius, que bateu cruzado 

Renan Ribeiro erra e permite a virada

Animado com o empate, o Botafogo logo conseguiu passar à frente no Engenhão. Marcos Vinícius recebeu na intermediária e arriscou um chute de longe. A bola fraca quicou na frente de Renan Ribeiro, que acabou encoberto. Depois do lance, o goleiro são-paulino não escondeu a irritação.

São Paulo volta melhor no 2º tempo

Luciano Belford/AGIF

Atrás no placar e em situação delicada no Brasileirão, o São Paulo, apoiado por uma quantidade grande de torcedores, adotou uma postura mais ofensiva na etapa final. Com o nove cenário, Jair Ventura promoveu a entrada de mais um atacante no Botafogo: Guilherme, que entrou no lugar de Marcos Vinícius. Em seguida, Dorival lançou dois jogadores de frente: Marcos Guilherme e Wellington Nem nas vagas de Petros e Marcinho, respectivamente.

São Paulo perde pênalti, e Botafogo faz o terceiro

A equipe de Dorival Júnior teve a chance de empatar a partida aos 21 minutos do segundo tempo. Wellington Nem, que tinha acabado de entrar, caiu na área após disputa com Joel Carli. Na cobrança, Gatito fez a defesa no canto esquerdo após chute de Cueva. No minuto seguinte, em contra-ataque, o Botafogo marcou o terceiro, com Gilberto, que bateu cruzado na área.

Empate e virada em seis minutos

O São Paulo, depois do terceiro gol botafoguense, manteve a postura ofensiva e acabou premiado com três gols seguidos nos minutos finais. Primeiro, Marcos Guilherme diminuiu o prejuízo. Depois, Hernanes empatou. Em seguida, Marcos Guilherme fez o quarto gol são-paulino na partida.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 3 x 4 SÃO PAULO

Data: 29 de julho de 2017, sábado
Horário: 16h (De Brasilia)
Competição: Campeonato Brasileiro (17ª rodada)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 14.016 (pagante)
Renda: R$ 528.120,00
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
Cartões amarelos: Petros (São Paulo)

Gols: Cueva, aos 17; Marcos Vinícius, aos 19 e aos 25 minutos do primeiro tempo; Guilherme, aos 23, e Marcos Guilherme, aos 39 e aos 46, e Hernanes, aos 41 minutos do segundo tempo.

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabelo e Victor Luis (Victor Lindenberg); Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, João Paulo e Marcos Vinícius (Guilherme); Rodrigo Pimpão e Roger (Brenner). Técnico: Jair Ventura.

SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Bruno, Rodrigo Caio, Arboleda e Edimar; Jucilei e Petros (Marcos Guilherme); Marcinho (Wellington Nem), Hernanes e Cueva; Lucas Pratto (Gilberto). Técnico: Dorival Júnior. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos