Topo

Grêmio e Santos empatam e mantêm tudo igual no duelo pela vice-liderança

Renato Gaúcho, do Grêmio, sentado no banco durante jogo contra o Santos - Ricardo Rimoli/AGIF - Ricardo Rimoli/AGIF
Imagem: Ricardo Rimoli/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/07/2017 21h01

O Grêmio não conseguiu aproveitar o empate do Corinthians, com o Flamengo em São Paulo, para ficar mais perto da liderança do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (30), em Porto Alegre, o time gaúcho até teve mais a bola e boas chances de gol, mas ficou no empate com o Santos. David Braz e Fernandinho marcaram os gols da partida, válida pela 17ª rodada.

O jogo poderia até mudar o segundo colocado, mas com o escore de 1 a 1 a situação fica igual. O Grêmio como vice-líder e o Santos logo atrás, em terceiro lugar.

Quem foi bem: Vanderlei, do Santos

Goleiro fez grandes defesas e ajudou o Santos a segurar o Grêmio na Arena. Confirmou a ótima temporada e a condição de observado por Tite para seleção brasileira.

Quem decepcionou: Luan, do Grêmio

Principal nome do Grêmio, meia-atacante errou passes e rendeu contra-ataques ao Santos. Decepcionou por ser um dos centros do time e de onde se espera sempre muito. Atuação tímida.

Sem Barrios e Arthur

O Grêmio já sabia que não teria Michel, suspenso, mas teve duas baixas importantes às vésperas do jogo e elas fizeram falta. Lucas Barrios ficou fora da lista de relacionados, por desconforto muscular, e Arthur foi vetado horas antes da bola rolar. O camisa 29 apresentou gastroenterite e ficou fora. Sem eles, Fernandinho e Everton se tornaram titulares.

Grêmio desperdiça chances

O Grêmio se armou de forma ainda mais ofensiva sem Michel e Arthur. E depois de um começo sem tanto ímpeto, dominou a partida. Pecou, contudo, na pontaria desperdiçando diferentes chances de gol. Dentro e fora da área. Com Everton, Pedro Rocha, Ramiro, Luan.

Em escanteio, a defesa vacilou e o Santos abriu o placar. A reação foi rápida e Fernandinho garantiu empate pouco antes do intervalo.

Na etapa final a posse de bola foi mais improdutiva. Diante de um Santos bem fechado, o Grêmio rodou de um lado para o outro e só teve duas oportunidades. Em ambas Vanderlei foi bem.

Santos fechado e efetivo

O Santos apostou firmemente nos contra-ataques e passou o primeiro tempo sem chegar à área do Grêmio. Sem nenhuma finalização até marcar com David Braz, após escanteio. A postura bem defensiva forçou Bruno Henrique a voltar mais e deixou Ricardo Oliveira isolado.

No segundo tempo o time de Levir Culpi foi ainda mais fechado. Com linhas próximas e sem dar espaço para o Grêmio. Só que o efeito ofensivo foi pior: mais longe do gol de Grohe. Mais longe de marcar pela segunda vez.

Renato homenageia Sant’Ana

Renato Gaúcho vestiu uniforme de jogo à beira do gramado. Trajando a camisa celeste, modelo reserva da coleção de 2017, o treinador prestou homenagem a Paulo Sant’Ana. O célebre torcedor gremista, jornalista do Grupo RBS, faleceu na última semana.

Sete minutos de acréscimos e confusão

Braulio da Silva Machado deu cinco minutos de acréscimo e depois ampliou para mais dois minutos. O novo acréscimo se deu após choque entre Victor Ferraz e Michael Arroyo. Ambos foram sacados da partida, mas o jogo não terminou tranquilo. Perto do final, Edilson empurrou Thiago Ribeiro e foi expulso. Na confusão, Geromel recebeu amarelo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 SANTOS

Data e horário: 30/07/2017 (domingo), às 19h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Público: 32.251 pessoas (30.034 pagantes)
Renda: R$ 1.059.399,00
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil e Neuza Ines Back (ambos de Santa Catarina)
Cartões amarelos: Edilson, Maicon (GRE); Yuri (SAN)
Gols: David Braz, aos 44 minutos do primeiro tempo (SAN); Fernandinho, aos 47 minutos do primeiro tempo (GRE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e B. Cortez; Maicon, Ramiro, Fernandinho, Luan e Pedro Rocha; Everton
Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Alison, Yuri, Lucas Lima; Bruno Henrique, Copete e Ricardo Oliveira
Técnico: Levir Culpi