Topo

Corinthians bate recorde de pontos no 1º turno e pode até ampliar marca

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

03/08/2017 00h09

O Corinthians quebrou mais uma marca no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 em pleno Mineirão. Com 44 pontos somados, o time de Fábio Carille tornou-se dono da melhor campanha da história do primeiro turno.

Curiosamente, o Corinthians superou o próprio Atlético-MG, que na edição 2012 somou 43 pontos nos primeiros 19 jogos da campanha. Dois anos depois, o Cruzeiro repetiu a marca - ao contrário do rival, o time conseguiu erguer a taça ao fim do campeonato (o Galo ficou com o segundo lugar depois de bater o recorde no primeiro turno).

O time alvinegro pode ampliar a marca no próximo sábado, contra o Sport, em Itaquera, na última rodada do turno inicial. Se conseguir ao menos um empate, o Corinthians irá superar o Palmeiras. No ano passado, o time alviverde somou 44 pontos do returno do campeonato e ergueu a taça.

Campeão simbólico do primeiro turno depois do empate por 1 a 1 com o Flamengo no último domingo, a equipe de Fábio Carille tem oito pontos de vantagem sobre o Grêmio, segundo colocado na tabela.

Em 2014, o Cruzeiro tinha exatamente a mesma vantagem na liderança do Brasileirão ao fim da 18ª rodada - o vice-líder era o Inter, com 34 pontos. Na rodada derradeira do primeiro turno, porém, o time mineiro empatou com o Fluminense fora de casa e viu o São Paulo bater o Sport por 2 a 0 no Morumbi. Com isso, a equipe tricolor ficou a sete pontos do Cruzeiro.

Nesse cenário, se o Corinthians derrotar o Sport em Itaquera, terá no mínimo oito pontos à frente do Grêmio, que recebe o Atlético-MG em Porto Alegre no domingo. A vantagem seria a maior de todas as edições dos pontos corridos depois de 19 rodadas.