Topo

Defesa se perde em 20 dias, e Fla fica cada vez mais longe do título

Réver amarra a chuteira de Diego Alves - Marco Galvão/Fotoarena/Estadão Conteúdo - Marco Galvão/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Réver amarra a chuteira de Diego Alves em mais uma derrota do Flamengo no Brasileiro
Imagem: Marco Galvão/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/08/2017 04h00

O Flamengo entrou em uma espiral negativa no Campeonato Brasileiro e viu a distância em relação ao líder Corinthians aumentar para 15 pontos. A campanha deixa muito a desejar, principalmente pelo investimento realizado. Cada vez mais longe da briga pelo título, o Rubro-negro falha nas conclusões, mas uma defesa perdida tem sido o retrato nos últimos 20 dias. A derrota para o Santos por 3 a 2 foi apenas mais um exemplo.

A última vez em que o Flamengo não sofreu gols foi contra o Vasco - vitória por 1 a 0, em 8 de julho. O zagueiro Rhodolfo se machucou no clássico e ainda não voltou ao time. A dupla titular idealizada com Réver pouco foi utilizada. De lá para cá, o time foi vazado 13 vezes em sete jogos, incluindo o confronto contra o Santos, pelas quartas de final da Copa do Brasil.O sistema defensivo levou gols semelhantes nos jogos contra Cruzeiro, Palmeiras e Coritiba. A enfiada de bola entre os zagueiros se transformou em um pesadelo. Pelo alto, a segurança de outrora também não é vista. O gol da virada do Santos expôs ainda mais o mau momento, percebido com frequência também em falhas na cobertura dos laterais.

O time ficou em situação delicada. É óbvio que a culpa não está apenas nos jogadores de defesa. Os atacantes também têm a sua parcela. Diego, por exemplo, desperdiçou quatro pontos diretamente nas partidas contra Palmeiras e Corinthians. No entanto, o então sistema defensivo sólido aparentemente ficou pelo caminho no Rubro-negro.

O rendimento até agora está aquém do investimento. O Flamengo sabe que tem a obrigação de conquistar títulos de expressão - ao menos um em 2017, fora o Campeonato Carioca -, principalmente depois da vexatória eliminação na Copa Libertadores. Caso contrário, a temporada dificilmente será aprovada pelo maior patrimônio do clube, a sua apaixonada torcida.

O que resta fazer no momento? Trabalhar para acertar, conforme explicou o goleiro Diego Alves. “Jogamos em um time compacto e todos sabem os seus deveres. Precisamos melhorar como grupo e fazer prevalecer a qualidade dos jogadores. É importante corrigir tudo isso juntos”, encerrou.