Topo

Dorival aposta em time mais maduro contra volta à zona de rebaixamento

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/08/2017 22h13

Por apenas cinco dias, o São Paulo respirou fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Mas a derrota no Morumbi por 2 a 1 para o Coritiba, na noite desta quinta-feira, fez o time paulista retornar ao drama vivido da décima até a 15ª rodada. A diferença é que agora o técnico Dorival Júnior vê o elenco mais preparado para encarar a pressão pelo risco de cair para a Série B.

"A própria equipe conseguiu que a confiança começasse a voltar. Eles já mostraram que têm capacidade de reverter qualquer situação. Não podemos voltar atrás por causa de um resultado, por mais que seja preocupante voltar à zona de rebaixamento. O time tem maturidade para enfrentar essa condição de outra forma, sem indecisões e dificuldades", analisou o treinador.

A atuação contra o Coxa fez com que Dorival tirasse pontos positivos, como a quantidade de chances criadas. Por outro lado, identificou excessos na vontade de sufocar os paranaenses no campo de defesa: "Tentamos abafar a equipe do Coritiba, mas nem sempre você constrói um resultado assim. Às vezes é preciso de campo, de paciência, de atrair o adversário. Quando esticamos o time deles e abrimos os espaços, criamos boas oportunidades e poderíamos ter saído do primeiro tempo já com o placar favorável. Um detalhe acaba não completando aquilo que gostaríamos".

O próximo compromisso do Tricolor é no domingo, às 16h, contra o Bahia. A partida na Fonte Nova pode fazer com que o time de Dorival termine o primeiro turno do Brasileirão entre os quatro últimos. "As oscilações aconteceriam. É normal pelo momento que estamos vivendo. Temos que ter essa consciência. Os jogadores estão recuperando a confiança, mas voltamos a sair com uma obrigação grande no domingo. Precisamos voltar a jogar com tranquilidade", alertou.

 

Dorival não reclamou do pênalti marcado de Bruno em Rildo, mas disse que o lance saiu graças à esperteza do atacante do Coritiba. Os jogadores em campo se revoltaram com o lance e Rodrigo Caio acabou punido com o terceiro cartão amarelo - não enfrenta o Bahia.