Topo

Torcida do São Paulo reestreia bandeirão e instrumentos musicais no estádio

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

03/08/2017 20h10

A partida entre São Paulo e Coritiba, nesta quinta-feira à noite, no Morumbi, não marcou apenas a reestreia de Hernanes na casa do clube depois de sete anos no futebol estrangeiro. Nas arquibancadas, as organizadas do Tricolor foram liberadas para utilizar instrumentos musicais e exibir bandeiras e faixas. Populares na década de 90, os adereços foram proibidos nos últimos anos por conta da violência nos estádios.

Antes de a bola rolar, a Independente, maior organizada tricolor, mostrou um bandeirão com o rosto de Rogério Ceni estampado. Enquanto isso, integrantes da Dragões da Real ditavam o ritmo com a bateria.

"É outra coisa ver o jogo com o estádio assim", disse o torcedor Carlos Andrade. "Desse jeito, dá para a gente apoiar ainda mais o time para tentar fazer a diferença durante a partida", completou o torcedor Alex Bueno.

A torcida foi liberada a partir do dia 1º de agosto para entrar nos estádios com tais adereços após termo de responsabilidade assinado pelos representantes das principais organizadas de São Paulo, Palmeiras e Santos, no último dia 24 de julho, no 2º Batalhão de Choque da capital paulista. Apenas os corintianos não estão liberados, o motivo é uma decisão liminar da Justiça do Rio que as proíbe de frequentar qualquer estádio brasileiro desde que essas torcidas se envolveram em uma confusão no Maracanã em 2016, em partida contra o Flamengo. 

Em contrapartida, as organizadas de São Paulo, Palmeiras e Santos se comprometeram a fornecer um cadastro atualizado de seus associados, não praticar atos de violência no estádio, e não acender sinalizadores, entre outras coisas.  

Por outro lado, somente torcedores que entraram em contato com a polícia e fizeram um cadastro puderam levar entrar no estádio com os instrumentos musicais, sendo que camisas das organizadas e os mastros de bandeiras continuam proibidos.