Topo

Abraço em Abel: Flu recebe lanterna em retorno ao RJ após tragédia

Partida entre Fluminense e Atlético-GO será marcada por "abraço" a Abel Braga  - Diego Nigro / JC Imagem
Partida entre Fluminense e Atlético-GO será marcada por 'abraço' a Abel Braga Imagem: Diego Nigro / JC Imagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/08/2017 04h00

A tragédia que assolou a família de Abel Braga sensibilizou o Brasil. E a torcida do Fluminense prepara uma homenagem especial ao treinador, que perdeu o filho caçula em um acidente em seu apartamento no Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. A partida contra o lanterna Atlético-GO neste sábado, 19h, no Maracanã.

As organizadas preparam uma grande festa para o treinador. O objetivo é que tenha até um mosaico em homenagem ao treinador. A frase é mantida em sigilo. O problema é que apenas 11 mil ingressos foram vendidos antecipadamente, segundo divulgação do próprio clube na última sexta-feira.

Como os tricolores têm como cultura comprar ingressos na hora do jogo, a ideia do mosaico está mantida. Existe, porém, o medo de que a quantidade de torcedores não seja o suficiente para sustentar o mosaico em homenagem a Abel Braga. Até por isso, as organizadas sugerem que quem vá ao estádio priorize o setor Leste Inferior.

Desde a tragédia, Abel Braga tem recebido o carinho do mundo do futebol. Todos os clubes brasileiros se manifestaram para dar força ao treinador do Fluminense. O ex-jogador Júnior e o diretor executivo do Flamengo, Rodrigo Caetano, por exemplo, foram ao apartamento do treinador para confortar o amigo no dia do ocorrido. O presidente Pedro Abad esteve presente o tempo todo.

No velório, o técnico da seleção brasileira, Tite, além do treinador do Palmeiras, Cuca, marcaram presença. A maioria dos jogadores do Fluminense também marcou presença, o que aumentou o sentimento de amizade com o treinador.

A solidariedade chegou ao ápice no jogo contra o Sport, na Ilha do Retiro, na última quarta-feira, quatro dias após a morte trágica do filho caçula. Ao entrar no campo, o treinador do Fluminense viu os torcedores rivais o aplaudirem de maneira ininterrupta. Emocionado, Abel agradeceu a homenagem.

Minutos depois, Gustavo Scarpa abriu o placar e a emoção voltou a ficar evidente. O camisa 10 correu apontando para Abel Braga, que recebeu abraço coletivo do grupo. O treinador explicou de onde tirou força para voltar ao trabalho. “Precisava me levantar. Perdi para a morte, não vou perder para a vida. Não vou me enfiar em casa, não sou um perdedor”, afirmou.

“A gente está com ele, vamos até o final. Vamos fazer de tudo para dar força. Ele é excepcional. Como eu disse, ele é exemplo para o resto da vida. É um cara que sempre nos respeitou sempre teve bom caráter, trabalhou certo. Depois do que aconteceu, continua nos ajudando. Isso nos ajuda como atleta e como ser humano”, completou Renato Chaves.

FLUMINENSE X ATLÉTICO-GO

Data e hora: 05/08/2017, sábado, às 19h (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

Fluminense
Júlio César; Matheus Norton, Henrique, Renato Chaves e Léo; Marlon Feitas, Wendel e Gustavo Scarpa; Marcos Calazans, Wellington e Henrqieu Dourado
Técnico: Abel Braga

Atlético-GO
Felipe Garcia; André Castro, Gilvan, Roger Carvalho e Bruno Pacheco; Paulinho, Silva, Andrigo e Jorginho; Niltinho e Walter
Técnico: João Paulo Sanches