Topo

Segue o líder! Corinthians vence Sport, bate recordes e fecha turno invicto

Rodriguinho comemora gol do Corinthians contra o Sport - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Rodriguinho comemora gol do Corinthians contra o Sport
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

05/08/2017 20h51

Não tinha maneira melhor para o Corinthians fechar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Em casa, diante da sua torcida neste sábado (5) à noite, o time do treinador Fábio Carille derrotou o Sport por 3 a 1. Com o resultado, o time chegou aos 47 pontos na tabela de classificação isolado na liderança. Os gols foram marcados por Arana, Rodriguinho e Pedro Henrique - Thalysson descontou.

Para completar a festa, o time completou 34 jogos de invencibilidade na temporada. Desta maneira, o Corinthians está a três partidas de igualar a maior sequência da sua história sem perder, obtida em 1957. Além dessa marca, o Alvinegro alcançou o melhor turno da história dos pontos corridos, além de ser o primeiro time a passar a primeira metade da competição invicto desde 2003, quando o formato de mata-mata foi abandonado. 

O Corinthians só volta a jogar no dia 19 deste mês, quando receberá o Vitória. Já o Sport, que pode sair do G-6 caso o Cruzeiro vença o Botafogo, volta a jogar no dia 13, na Ilha do Retiro, contra a Ponte Preta.

Rodriguinho comemora gol do Corinthians contra o Sport - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Corintianos comemoram o gol de Rodriguinho, o 2º em Itaquera
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Começo arrasador

O Corinthians não deu chance para o Sport no início da partida. Logo de cara, a equipe adotou uma postura ofensiva e criou as melhores jogadas. Não demorou e a pressão surtiu o resultado esperado. Aos oito minutos, Fagner fez boa jogada e tocou para Arana, que acertou o chute no canto esquerdo de Magrão.

Seguro

Com a vantagem no placar, o Corinthians soube administrar o resultado no primeiro tempo e não correu riscos. O time ainda teve oportunidades de fazer o segundo e a torcida até chegou a comemorar mais um gol. No entanto, Romero estava em posição de impedimento e o árbitro anulou o tento.

Liberados

A partida deste sábado marcou a reestreia dos instrumentos musicais, das bandeiras e das faixas das organizadas Estopim e Macabra do Corinthians. Populares na década de 90, os adereços foram proibidos nos últimos anos por conta da violência nos estádios. As duas foram liberadas desde o dia 1º de agosto para entrar no estádio em jogos em que o Corinthians for mandante com tais adereços após termo de responsabilidade assinado pelos representantes das principais organizadas de São Paulo, Palmeiras e Santos, no último dia 24 de julho, no 2º Batalhão de Choque da capital paulista.

Porém, as demais organizadas do alvinegro não estão permitidas a fazer parte de tal acordo. O motivo é uma decisão liminar da Justiça do Rio que as proíbe de frequentar qualquer estádio brasileiro desde que essas torcidas se envolveram em uma confusão no Maracanã em 2016, em partida contra o Flamengo.

Visitante ou espião?

Com 22 anos de história como integrante da comissão técnica do São Paulo, Milton Cruz esteve na Arena Corinthians neste sábado à noite. O ex-assistente tricolor acompanhou a partida de perto para tentar aprender um pouco mais com o líder do Brasileiro. Com passagem pelo Náutico, Milton Cruz está sem clube no momento. "Ele disse que ia mostrar umas coisas novas e eu vim aqui aprender", disse ele ao Premiere.

Relâmpago

O Corinthians acelerou ainda mais o ritmo no início do segundo tempo. A equipe aproveitou o relaxamento do adversário e aumentou a vantagem. Logo após a bola começar a rolar, os donos da casa recuperaram a posse de bola. Sem marcação, Rodrigo avançou em alta velocidade e mandou para o gol, sem chance para Magrão, aos 19 segundos.

Só na bola

O Corinthians mostrou que é possível jogar sem parar o adversário com falta. O árbitro Wagner Reway marcou a primeira infração para o Sport apenas aos 10 minutos do segundo tempo. Ou seja, o Alvinegro conseguiu marcar 2 a 0 no placar e ficar 55 minutos no campo sem cometer faltas.

Mais um

Mesmo com a vantagem no placar, o Corinthians não sossegou e manteve a pressão. Assim, não demorou para os donos da casa marcarem outro gol e levantarem a torcida. Clayson cobrou escanteio e Pedro Henrique subiu mais do que a defesa adversária para fazer de cabeça o terceiro.

Com estilo

O Sport diminuiu a vantagem do Corinthians com um golaço. Thallyson, que havia entrado no lugar de Patrick, arriscou um chute de muito longe e a bola chegou a bater trave antes de entrar no ângulo esquerdo do goleiro Cássio.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 1 SPORT

Data: 05 de agosto de 2017, sábado
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (19ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Público: 41.279 
Renda: R$ 2.446.519,40
Árbitro: Wagner Reway (Fifa - MT)
Assistentes: Fabio Rodrigo Rubinho (MT) e Marcelo Grando
Cartões amarelos: Samuel Xavier e Henríquez (SPO); Romero (COR)
Gols: Guilherme Arana, aos 8 minutos do 1º tempo; Rodriguinho, aos 19 segundos do 2º tempo; Pedro Henrique, aos 21 minutos do 2º tempo; Thalysson, aos 37 minutos do 2º tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Arana (Léo Príncipe); Gabriel e Maycon (Camacho); Romero, Rodriguinho e Clayson (Pedrinho); Jô.
Técnico: Fábio Carille. 

SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Durval, Henríquez e Sander; Patrick (Thalysson) e Rithelly; Everton Felipe (Juninho), Diego Souza e Osvaldo (Anselmo); André. 
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.