Topo

Santos desafia técnico queridinho e 'lei do ex' contra 8 atletas do Avaí

Claudinei Oliveira é um dos técnicos preferidos da atual diretoria do Santos - AFP PHOTO/ JOSE JORDAN
Claudinei Oliveira é um dos técnicos preferidos da atual diretoria do Santos Imagem: AFP PHOTO/ JOSE JORDAN

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/08/2017 04h00

O duelo entre Avaí e Santos neste domingo, às 19h (de Brasília), na Ressacada, em Florianópolis, válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, marca o reencontro de ex-jogadores e técnico com o antigo clube. A equipe santista, aliás, terá que tomar muito cuidado para não ser vítima da “lei do ex”. O número é exagerado – são oito jogadores e mais o técnico Claudinei Oliveira, conhecido no clube por ter formado uma geração vitoriosa nas categorias de base, bicampeã da Copa São Paulo em 2013 e 2014.

Claudinei Oliveira é uma espécie de “queridinho” da atual diretoria do Santos, comandada pelo presidente Modesto Roma. O treinador, inclusive, quase substituiu Dorival Júnior na temporada passada, quando o atual técnico do São Paulo teve o cargo ameaçado pela primeira vez no Santos.

Claudinei Oliveira só não assumiu o cargo na ocasião, pois Dorival conseguiu uma inesperada vitória contra a Chapecoense fora de casa. Neste ano, com a demissão de Dorival, o técnico do Avaí esteve na pauta novamente. Mas a experiência de Levir para a disputa da Copa Libertadores da América pesou mais.

Claudinei tem trânsito livre na Vila Belmiro. Nesta temporada, em sua folga no Avaí, o treinador até assistiu a um jogo do Santos na Vila Belmiro. O treinador tentou aproveitar a amizade com Modesto e companhia para contratar Thiago Ribeiro. O dirigente santista liberou, mas o jogador não aceitou reduzir o seu ordenado de cerca de R$ 300 mil mensal.

Avaí conta com 8 ex-santistas

O Avaí contém oito jogadores que defenderam o Santos no passado. Os mais recentes a defender o alvinegro praiano são Joel e Lucas Otávio, este último inclusive possui contrato com o clube paulista. O volante é jogador de confiança de Claudinei Oliveira, que também o levou por empréstimo ao Paraná Clube.

O meia Pedro Castro também é “Menino da Vila”. Camisa 10 do Santos nas categorias de base, o meia não conseguiu se firmar e foi emprestado para diversos clubes – Espanyol, Paraná, Santa Cruz, Botafogo-PB e Tombense, antes de ser liberado para o Avaí.

Além da dupla revelada sob o comando de Claudinei Oliveira no Santos e o camaronês Joel, o Avaí ainda conta com mais cinco ex-santistas. São eles: o lateral Leandro Silva, que defendeu o clube em 2011, o zagueiro Betão em 2008, o lateral Juan em 2012, o meia Marquinhos em 2010 e o atacante Junior Dutra, que atuou no clube paulista entre 1998 e 2006.

Santos joga sem Lucas Lima

O meia Lucas Lima recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Flamengo e cumpre suspensão. O camisa 10 deve ser substituído por Jean Mota. Com isso, Zeca, recuperado de lesão no joelho, deve iniciar a partida na lateral-esquerda.

Além de Lucas Lima, o técnico Levir Culpi não contará com o zagueiro David Braz e o volante Yuri, também suspensos. Gustavo Henrique, que não atua há 10 meses por conta de uma cirurgia ligamentar no joelho, e Noguera, brigam pela posição. No meio-campo, Alison deve ficar com a posição de Yuri.

Avaí x Santos

Data e horário: 06/08/2017, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis.
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Auxiliares: Oberto da Silva Santos e Kildenn Tadeu Morais de Lucena (ambos PB)

Avaí
Douglas, Leandro Silva, Alemão, Betão, Capa; Judson, Simião, Pedro Castro, Romulo; Júnior Dutra e Joel.
Técnico: Claudinei Oliveira.

Santos
Vanderlei, Victor Ferraz (Daniel Guedes), Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique (Noguera), Zeca; Alison, Renato, Jean Mota; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira.
Técnico: Levir Culpi.