Artilharia, defesa e público. Corinthians supera adversários em quase tudo

Dassler Marques e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

  • Eduardo Knapp/Folhapress

    Corinthians soma 47 pontos no Campeonato Brasileiro, oito a mais que o Grêmio

    Corinthians soma 47 pontos no Campeonato Brasileiro, oito a mais que o Grêmio

O Corinthians chegou ao fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro com números impressionantes. Com 47 pontos e dono da melhor campanha da história dos pontos corridos, o time alvinegro alcançou outras marcas e superou os adversários em quase todos os quesitos.

Depois de 19 rodadas disputadas, a equipe comandada por Fábio Carille é dona da melhor defesa do Brasileirão e conta ainda com o artilheiro da competição - Jô, com 11 gols marcados, um a mais que Lucca e Henrique Dourado.

O Corinthians também é o time com o maior número de dribles e passes da competição, além de ter a melhor campanha como mandante e visitante. Invicto, ainda soma o maior número de vitórias no torneio: 14, contra 12 do Grêmio. Por fim, o clube supera todos os rivais nas médias de público e renda.

O Grêmio, por sua vez, lidera um fundamento: o número de gols marcados. O time de Renato Gaúcho foi às redes em 35 oportunidades, três a mais que o Corinthians. O saldo corintiano, porém, é maior: 23 x 17.

A superioridade ocorre por causa da grande diferença de desempenho na defesa. O time corintiano só foi vazado nove vezes no Brasileirão, enquanto o Grêmio sofreu 18 gols na campanha.

Corinthians supera o Palmeiras duas vezes

Thomás Santos/AGIF
Jô soma 11 gols no Brasileirão

Após os jogos do fim de semana, o Corinthians conseguiu superar o Palmeiras duas vezes. Primeiro, na campanha como mandante. Ao derrotar o Sport por 3 a 1 em Itaquera, o time alvinegro alcançou um aproveitamento de 80%.

Já a equipe alviverde, que foi derrotada pelo Atlético-PR por 1 a 0 em pleno Allianz Parque, viu o desempenho cair para 70,4% - o Santos conquista 73,3% dos pontos em casa. O Corinthians, ainda, sobra na campanha como visitante: 85,2% contra 66,7% do segundo colocado, o Grêmio.

O time alvinegro também superou o Palmeiras na média de renda. Agora, o clube de Parque São Jorge tem R$ 2,08 milhões, contra R$ 2,02 milhões do rival. Em relação ao público, a equipe corintiana se mantém à frente com folga: 37.918 contra 33.323.

Time supera recordes no 1º turno

Campeão simbólico do primeiro turno do Brasileirão, o Corinthians alcançou recordes na história dos pontos corridos. Com uma rodada de antecedência, o time superou Atlético-MG e Cruzeiro, que somaram 43 pontos nas edições de 2012 e 2014, respectivamente - após vencer o Sport, a equipe alvinegra aumentou a distância ao marcar 47 pontos.

A vantagem para o segundo colocado é também a maior já registrada após a disputa do primeiro turno. Com oito pontos à frente do Grêmio, o Corinthians conseguiu melhor a marca do Cruzeiro, que tinha sete pontos de diferença para o São Paulo em 2014.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos