Topo

Botafogo roda elenco, evita 'sufoco' no BR e entra leve em decisão com Fla

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/08/2017 04h00

O Botafogo viveu um momento delicado no último domingo, ao enfrentar o Grêmio, no Nilton Santos. Em caso de derrota, o Alvinegro, que rodou elenco e utilizou oito reservas, ficaria com 25 pontos e, portanto, a três do São Paulo, primeiro time fora da zona de rebaixamento. A vitória, por outro lado, evitou que a equipe ficasse na parte de baixo da tabela (está a um ponto do G-6) e entrasse em alta para a semifinal da Copa do Brasil com o Flamengo, na próxima quarta, no Nilton Santos.

“Agora sim podemos pensar no Flamengo. Acabou o jogo do Grêmio e a partir de agora o foco já é na semifinal da Copa do Brasil. Respeitamos eles, mas é como a gente diz e tem feito. Nilton Santos é a nossa casa e vamos buscar a vitória diante da nossa torcida”, disse o volante Bruno Silva.

Outro aspecto bastante comemorado pelo Botafogo foi o bom desempenho dos jogadores reservas, que estiveram em maioria em campo contra o Grêmio – apenas Bruno Silva, Gatito Fernandez e Matheus Fernandes jogaram entre os titulares. Leandrinho, Marcelo, Arnaldo e Brenner, por exemplo, tiveram boas atuações. Léo Valência, por sua vez, oscilou entre as duas etapas.

O aproveitamento desses atletas aumenta o leque de opções do técnico Jair Ventura em importante momento da temporada. O Botafogo, junto com o Grêmio, são os dois únicos times do Brasil que ainda disputam Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil.

“Podemos perder entrosamento, mas não organização. O que pesa é isso. Com jogos e treinos você sabe das características dos companheiros. Minha preocupação era não desorganizar. Se entregaram como de costume no nosso elenco. Time foi bem. Fizemos 1 a 0 e perdemos algumas chances. Depois fomos pressionados e ficou aberto. Mas a vitória foi importante porque não queríamos ficar próximo da zona de rebaixamento”, explicou Jair Ventura.

Com a vitória, o Botafogo chegou aos 28 pontos e pulou para a 8ª posição no Campeonato Brasileiro. O Alvinegro, agora, tem pela frente o rival Flamengo no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, no Nilton Santos.