Topo

Maratona termina e Atlético-MG tem folga após jogar 27 vezes em três meses

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

14/08/2017 11h00

A vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, veio em um momento importante para o Atlético-MG. Além de afastar a crise que rondava a Cidade do Galo após a eliminação na Copa Libertadores, o clube mineiro ganha um pouco mais de tranquilidade para se programar para as próximas rodadas do Brasileirão.

Exemplo disso é a folga dada aos jogadores após o triunfo sobre o clube carioca. Pela primeira vez, em meses, os jogadores atleticanos vão ter dois dias seguidos de folga. Algo que foi decidido apenas após o Atlético conquistar mais três pontos no Brasileiro. Pela programação da semana, estava prevista uma atividade nesta terça-feira.

“Vou deixar claro que vamos ter folga na segunda e na terça. Acho extremamente necessário a recuperação, ela faz parte. Na quarta a gente nos reapresentamos, pois vamos jogar apenas na segunda. Quero que esses caras aproveitem, que descansem e esfriem a cabeça. O peso foi imenso. Então, essa vitória sobre o Flamengo foi num momento importante, para fazer isso”, explicou o técnico Rogério Micale, que dispensou os atletas da concentração antes do compromisso com o Flamengo.

E tem um motivo para o Atlético estender a folga dos jogadores. Foram 13 semanas consecutivas com partidas disputadas em intervalos curtos. Entre o início do Brasileirão, também contra o Flamengo, em 13 de maio, e o duelo pela 20ª rodada, em 13 de agosto, foram três meses e 27 partidas disputadas.

Foi nesse período, entre maio e começo de agosto que o Atlético definiu sua temporada, disputando a primeira parte do Brasileirão, e confrontos pela Copa do Brasil e pela Copa Libertadores. Uma folga para ajudar o time a recuperar as forças, não apenas fisicamente, mas também emocional, como destacou o capitão Leonardo Silva.

“É muito importante para recuperar, para descansar a cabeça, que é importante. Foi uma semana, um mês muito corrido, de muitos jogos, não dá tempo de recuperar fisicamente e nem emocionalmente. Então, esse tempo é importante para colocar a cabeça no lugar, para voltar com mais força e ter tempo para trabalhar, para a equipe do Atlético ficar cada vez mais forte”.

Após 27 partidas em exatos três meses, agora o calendário atleticano muda bastante. Tanto que nos próximos 30 dias a equipe vai entrar em campo apenas quatro vezes, sendo três compromissos pelo Brasileirão, diante de Fluminense, Ponte Preta e Palmeiras, e um jogo pela Primeira Liga, contra o Internacional.

Tempo que pode ser determinante para o técnico Rogério Micale. O treinador atleticano vai ter o que os profissionais do futebol chamam de “semana cheia”, apenas com partidas aos finais de semana. Oportunidade para trabalhar taticamente o time.

“Com este tempo que vamos ter agora, a gente espera automatizar algumas ações, para que se ache melhor dentro de campo. Acho importante esse período que vamos ter, espero colocar o que a gente crê em relação a sistemas e conceitos de jogo. E que a equipe possa assimilar o mais rápido possível”, completou Rogério Micale.