Topo

A 1ª vez na Ilha! Rueda tenta quebrar jejum antes de 'jogo do ano' no Fla

Sorridente, o técnico colombiano Reinaldo Rueda comanda o treinamento do Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Sorridente, o técnico colombiano Reinaldo Rueda comanda o treinamento do Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/08/2017 04h00

O colombiano Reinaldo Rueda debuta neste sábado (19) na Ilha do Urubu e no Campeonato Brasileiro. Às 19h (de Brasília), o Flamengo recebe o lanterna Atlético-GO, pela 21ª rodada. O novo técnico, que nem sequer completou uma semana de trabalho, tem a missão de encerrar o jejum recente e iniciar a recuperação no torneio por pontos corridos.

Para o Rubro-negro, conquistar a vitória será fundamental na tabela e também no objetivo de ganhar dias de tranquilidade antes do “jogo do ano” contra o Botafogo, quarta-feira (23), às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. O clássico vale uma vaga na final da Copa do Brasil - o título já garante a disputa da Copa Libertadores em 2018.

Com poucas chances de brigar pela conquista do Brasileirão, as competições eliminatórias se tornaram a saída mais curta para “salvar” a temporada na Gávea, principalmente após a eliminação na Copa Libertadores e a queda de produção sob o comando de Zé Ricardo.

Ainda assim, se posicionar entre os primeiros do Campeonato Brasileiro é considerado obrigação nos bastidores. Para isso, bater o lanterna faz parte do dever de casa. O Flamengo não vence pela competição desde 22 de julho, quando derrotou o Coritiba por 2 a 1 também na Ilha do Urubu.

Depois, empate com o Corinthians (1 a 1) e derrotas para Santos (3 a 2), Vitória (2 a 0) e Atlético-MG (2 a 0). Voltar a vencer é primordial. Muito mais do que reduzir a distância para os adversários, a questão emocional é importante no momento. O Flamengo ainda tem chances de conquistar títulos na temporada e o trabalho está apoiado nos campeonatos que já não apresentam um panorama tão favorável.

“Já passou da hora de voltarmos a vencer, perdemos oportunidades em casa e fora. Poderíamos estar em uma colocação melhor. Já enfrentamos o Atlético-GO três vezes recentemente e sabemos das dificuldades apesar do último lugar. Precisamos de estratégia para sair da retranca e conquistar os três pontos”, afirmou o volante Willian Arão.

Para o compromisso diante do lanterna, o treinador Reinaldo Rueda tem problemas. Guerrero e Berrío estão lesionados e Trauco cumpre suspensão automática. A comissão técnica também decidiu poupar o atacante Felipe Vizeu e o meia Everton - ambos com dores musculares - para a “decisão” contra o Botafogo.

FLAMENGO X ATLÉTICO-GO

Data/hora: 19/08/2017, às 19h (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

Flamengo
Diego Alves; Rodinei (Pará), Réver, Rhodolfo e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Everton Ribeiro, Geuvânio e Vinicius Júnior (Lucas Paquetá)
Técnico: Reinaldo Rueda

Atlético-GO
Felipe; Jonathan, Gilvan, William Alves e Bruno Pacheco; Igor, Paulinho, Andrigo, Jorginho e Diego Rosa; Walter
Técnico: João Paulo Sanches