Topo

Grêmio volta com força (quase) máxima ao Brasileiro. Veja o que mudou

Grêmio titular volta a jogar após 11 dias para retomar ritmo e encostar no líder - Marcello Zambrana/AGIF
Grêmio titular volta a jogar após 11 dias para retomar ritmo e encostar no líder Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/09/2017 04h00

O Grêmio volta a jogar o Campeonato Brasileiro com time titular após um mês. Neste sábado (2), enfrenta o Sport em partida atrasada da 22ª rodada. Por mais que Renato Gaúcho queira, a escalação não é a 100% ideal. Além da saída de Pedro Rocha, negociado com o Spartak Moscou, o Tricolor entrará em campo sem Luan e Lucas Barrios.

Os dois atacantes estão cedidos às seleções brasileira e paraguaia, respectivamente.

A força quase máxima do Grêmio tem a missão de ganhar ritmo de jogo após 11 dias de inatividade – a última partida dos titulares foi contra o Cruzeiro, na semifinal da Copa do Brasil em 23 de agosto. No Brasileirão, o Tricolor não usa equipe considerada titular desde 2 de agosto, quando venceu o Atlético-GO fora de casa por 1 a 0.

Além do ritmo, o Grêmio tenta encostar no Corinthians. O jogo que pode fazer a diferença cair de 10 para sete pontos entre os primeiros colocados do Brasileirão, porém, é o mesmo que faz o melhor ataque do país (93 gols no ano) jogar sem nenhum titular do setor.

A escalação, em sua base, é a mesma de jogos decisivos na Libertadores e Copa do Brasil. Na defesa, Geromel segue fora por conta de lesão muscular. Cortez continua na lateral enquanto Marcelo Oliveira também se recupera de problema médico. No meio-campo as opções ficaram mais escassas, mas os titulares continuam.

Michel, Arhtur e Ramiro seguem intocáveis. Maicon, com lesão no tornozelo, fará cirurgia e só volta ano que vem. Sem ele, o Grêmio perde uma alternativa: adiantar Arthur e compensar uma eventual necessidade ofensiva. A função, aliás, perdeu Lincoln. O meia de 18 anos foi emprestado ao Rizespor, da Turquia, por nove meses.

Contra o Sport, por emergência, Léo Moura pode aparecer no meio-campo. Assim, Ramiro é recuado para atuar ao lado de Michel e Arthur surge centralizado. Mais avançado. Um quebra-cabeça construído na contingência e que deve ser alterado quando do retorno de Luan.

Na frente está a grande dor de cabeça. Sem Pedro Rocha, Renato terá de escolher entre Everton, Fernandinho e Michael Arroyo. O equatoriano sequer foi relacionado para o jogo contra o Sport e será uma alternativa mais a médio e longo prazo. No lugar de Barrios, o caminho é usar um jovem (Batista e Beto da Silva) ou usar quem não ficar com a vaga no lado esquerdo. Everton foi usado mais vezes como referência.

A garantia do Grêmio, na voz de Renato Gaúcho, é que mesmo com as baixas (por lesões e transferências) o time seguirá jogando da mesma forma. Ofensivo, com ultrapassagem dos laterais e pressão no campo do adversário.

“É difícil fazer uma mudança, e mudança drástica, nessa altura do campeonato. Temos um sistema de jogo, vamos seguir nele. Basicamente, no time, a gente perde o Pedro. Não vamos ter Luan e Barrios nesse jogo ainda. Mas para esse jogo vamos dar um jeito. Depois, com a volta deles, vamos continuar. Nosso sistema é bom, não tem porque mudar. Se fossem três ou quatro que vinham jogando, aí poderia ser”, comentou o treinador.

O jogo contra o Sport é o início dessa nova fase, sem Pedro Rocha, e com menos opções no meio-campo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SPORT

Data e hora: 02/09/2017 (sábado), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: André Freitas Castro
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Leone Carvalho Rocha (trio goiano)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Bressan (Rafael Thyere), Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Ramiro, Léo Moura, Arthur e Fernandinho (Everton); Everton (Batista/Beto da Silva)
Técnico: Renato Gaúcho

SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Henriquez e Sander; Anselmo, Rithely e Wesley; Diego Souza, André e Osvaldo
Técnico: Vanderlei Luxemburgo