Topo

Atletiba 374: como Atlético e Coritiba começam a semana do clássico

Clássico será o 374 da história e o último de 2017 - Reprodução
Clássico será o 374 da história e o último de 2017 Imagem: Reprodução

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

04/09/2017 13h23

Depois de um final de semana de recesso, o Brasileirão voltará no próximo com direito ao clássico Atletiba às 11h de domingo (10), na Arena da Baixada. Os dois clubes deram folga aos elencos no final de semana, com reapresentação nessa segunda. Apesar da distância de apenas quatro pontos entre ambos na tabela, atleticanos e coxas-brancas iniciarão o clássico olhando para perspectivas diferentes no Brasileirão – o que pode ser confirmado ou modificado ao final dos 90 minutos.

Saiba mais sobre a movimentação de ambos para o clássico Atletiba 374, o último de 2017:

Thiago Heleno, Lucho e Jonathan são esperados

Thiago Heleno CAP - GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO - GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO
Thiago Heleno foi destaque no clássico da decisão estadual de 2016: volta provável após lesão
Imagem: GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO

No Atlético, três dos principais jogadores que estavam afastados por lesão têm expectativa de voltarem contra o maior rival. Thiago Heleno, que tratava uma pancada nas costas desde o jogo contra a Ponte Preta, Lucho González, com dores musculares, e Jonathan, que teve uma distensão muscular, terão até o último treino, marcado para sábado, para confirmarem a volta ao time titular. Wanderson, Eduardo Henrique e Zé Ivaldo, este improvisado, têm sido os substitutos do trio, respectivamente.

O técnico Fabiano Soares não tem jogadores suspensos para o clássico. O Furacão é o oitavo colocado com 30 pontos, um a menos que o Cruzeiro, primeiro dentro do grupo de qualificação para a Libertadores 2018.

Kléber volta, Léo é dúvida e três estão suspensos

Kléber Coritiba - Reprodução - Reprodução
Kléber foi destaque no clássico da decisão estadual deste ano: volta após longa suspensão e lesão
Imagem: Reprodução

O Coritiba tem mais problemas que o rival para o clássico. O lateral-direito Léo, ex-jogador do próprio Atlético, sentiu dores na coxa e poderá ser desfalque. Dodô é o substituto mais imediato. Além dele, é certo que o técnico Marcelo Oliveira não possa contar com Márcio, Anderson e Alecsandro, todos suspensos. Márcio deve ser substituído pelo recém-chegado Cléber, emprestado pelo Santos. Já Anderson tem Rafael Longuine e Thiago Carleto como principais opções, com maiores chances para o primeiro.

A grande novidade é a volta de Kléber, que deveria ter ganho a posição já contra o Vitória, independentemente da suspensão de Alecsandro. O Gladiador cumpriu 11 jogos de suspensão, mas levou uma pancada no último treino antes da derrota para o Vitória e acabou fora do jogo. O Coxa é o 15º na classificação, com 26 pontos, um a mais que a Chapecoense, primeira equipe na zona de rebaixamento.