Topo

Chute no carro em má fase fez R. Caio cogitar sair. Ligação com SP pesou

Rodrigo Caio será titular do São Paulo contra a Ponte; zagueiro pensou em deixar o clube - Eduardo Valente/Framephoto/Estadão Conteúdo
Rodrigo Caio será titular do São Paulo contra a Ponte; zagueiro pensou em deixar o clube Imagem: Eduardo Valente/Framephoto/Estadão Conteúdo

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/09/2017 04h00

Dia 13 de julho. O São Paulo estreava o técnico Dorival Júnior em duelo contra o Atlético-GO pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terminou empatada por 2 a 2, com falhas defensivas do Tricolor e o aumento da crise pela presença na zona de rebaixamento. Na saída do Morumbi, a revolta da torcida atingiu um dos jogadores mais importantes do elenco. Rodrigo Caio teve o carro chutado na saída do portão principal.

O zagueiro estava acompanhado de familiares e o que se viu foi uma reação inesperada de uma pessoa conhecida pela serenidade e pela paciência mesmo em momentos críticos. Rodrigo se revoltou, explodiu. Pensou até mesmo em deixar o São Paulo, clube que o formou, de quem sempre foi torcedor e que defende desde a infância. 

Foram atuações seguras na defesa e gols decisivos, como o contra o Fluminense na temporada passada. O tento de cabeça fez o time paulista virar jogo no Rio de Janeiro, desgarrar da zona da degola e respirar. Ali, era herói. Hoje, embora tenha respaldo e admiração dos companheiros, sabe que pode ser vilão. Pelos erros que cometeu e pelos gols que não fez contra Avaí e Palmeiras, que poderiam ter dado vitórias ao São Paulo.

Uma eventual queda tira o sono de Rodrigo. Ficaria marcado negativamente no Morumbi, sentiria pela carreira e por torcer pelo clube. O frequente interesse de europeus poderia diminuir, com propostas cada vez menores pelo avanço na idade do zagueiro, que completará 25 anos em 2018. E os planos de disputar a Copa do Mundo também perderiam força. Competir com outros defensores da elite brasileira ou europeia estando na Série B o derrubaria no ranking de Tite para a seleção. Há muito em jogo.

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO X PONTE PRETA

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 9 de setembro de 2017, às 19h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés e Michael Correia (ambos do RJ)

SÃO PAULO: Sidão, Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Edimar; Petros; Marcos Guilherme, Jucilei, Hernanes e Lucas Fernandes (Cueva); Pratto. Técnico: Dorival Júnior.

PONTE PRETA: Aranha, Nino Paraíba, Marllon, Luan Peres e Danilo Barcelos; Fernando Bob, Elton e Naldo; Lucca (Léo Gamalho), Emerson Sheik e Felipe Saraiva. Técnico: Gilson Kleina.