Topo

Grêmio encara o Vasco e escolha do time vai resumir interesse no Brasileiro

Renato Gaúcho é o principal responsável por definir titulares ou reservas no Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Renato Gaúcho é o principal responsável por definir titulares ou reservas no Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

09/09/2017 04h00

Grêmio e Vasco jogam neste sábado (09), às 18h (de Brasília), em São Januário. E a simples escalação do time gaúcho já mostrará muito além dos 11 que começam o jogo. Titulares ou reservas podem sintetizar o real interesse na conquista do Brasileirão.

Não é novidade que o Grêmio prioriza a Libertadores, mas os resultados recentes colocam uma condição extra no Brasileiro. O Corinthians tropeçou e a distância para o líder caiu para sete pontos.

Desta forma, o Grêmio vive uma encruzilhada. Por um lado, pode apostar na sequência de infortúnios do time paulista, ir com força máxima e ter mais chances de conquistar os pontos de aproximação. Quem sabe, ali na frente um confronto direto pode decidir uma sonhada troca de posições.

Se optar por isso, corre o risco de ter um time mais desgastado para a Libertadores. Na quarta-feira, o Tricolor abre a disputa de quartas de final contra o Botafogo, também no Rio de Janeiro.

Por outro lado, o técnico Renato Gaúcho pode manter o paradigma de troca de atletas. Jogando com reservas, o Grêmio já desperdiçou pontos que o colocariam na liderança do Brasileiro. Apenas com titulares, o aproveitamento é melhor do que o do Corinthians na competição, como mostrou o UOL Esporte na última semana.

Jogando com reservas, o time gaúcho ganha total tranquilidade para o duelo da competição continental, porém se vê mais longe de disputar ponto a ponto a taça do Brasileirão. "Temos pessoas capacitadas para tomar este tipo de decisão e tudo o que fazemos é pelo melhor do Grêmio, você pode ter certeza", garantiu Portaluppi.

O indício mais claro até então revela que a ideia inicial é preservar bastante gente. Pedro Geromel, que volta de lesão, deve ficar fora. O mesmo vale para Luan, com edema muscular na coxa direita. Marcelo Grohe, Edílson e Ramiro também não devem jogar por conta de preservação. Só aí já há cinco alterações em relação ao time ideal.

Com mais titulares, o Grêmio mostrará que de fato ainda acredita na conquista do Brasileiro. Caso contrário, irá focar todas as suas forças na Libertadores mesmo com a incerteza natural de uma disputa de mata-mata.

FICHA TÉCNICA
VASCO X GRÊMIO

Data e hora: 09/09/2017 (Sábado), às 18h (Brasília)
Local: estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Héber Roberto Lopes
Auxiliares: Helton Nunes e Tiaggo Americano Labes
VASCO:  Martín Silva, Madson, Breno, Anderson Martins e Ramon; Wellington, Escudero, Wagner, Mateus Vital e Nenê; Andres Ríos.
Técnico: Zé Ricardo
GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Arroyo, Fernandinho e Beto da Silva; Lucas Barrios.
Técnico: Renato Gaúcho