Topo

PM vê Bota x Fla "tranquilo" e aponta cerveja como vilã para violência

Torcedores entram em confronto em clássico recente; previsão este domingo é mais leve - Armando Paiva/AGIF
Torcedores entram em confronto em clássico recente; previsão este domingo é mais leve Imagem: Armando Paiva/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/09/2017 04h00

Adversários históricos desde o dia 13 de maio de 1913, quando o Botafogo venceu o Flamengo por 1 a 0 e deu o pontapé para um dos maiores clássicos do Brasil, alvinegros e rubro-negros viram a rivalidade extrapolar as quatro linhas nos últimos tempos. Recentemente, as animosidades deixaram os campos e ganharam as ruas. O ponto máximo da tensão aconteceu depois da morte do alvinegro Diego da Silva dos Santos, perfurado por golpes de espeto de churrasco desferido por rubro-negros, no dia 12 de fevereiro deste ano.

Neste domingo, Botafogo e Flamengo fazem novo clássico no Nilton Santos, às 19h, mas a expectativa é que o ambiente extracampo seja mais pacífico do que o que tem sido a marca do jogo recentemente.

De acordo com o major Silvio Luiz, comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE), a perspectiva é de que a convivência seja harmoniosa neste domingo. Recentemente, Carlos Eduardo Pereira e Eduardo Bandeira de Mello, presidentes de Botafogo e Flamengo, respectivamente, foram à televisão e fizeram uma trégua. O oficial reconhece que o clima bélico entre as diretorias tinha interferência no comportamento da torcida, mas explica o aumento recente da tensão.

"A liberação da bebida tem sido um combustível para o descontrole. A perspectiva para domingo é de uma partida mais tranquila, mas isso não muda a visão que temos do jogo. A tentativa de entendimento dos presidentes nos facilita muito", analisou o major ao UOL Esporte.

Outro fator que contribui para uma perspectiva de um domingo marcado apenas por futebol é a opção alvinegra por uma equipe mesclada. Como pega o Grêmio pela Libertadores, o técnico Jair Ventura deverá optar por uma formação recheada de jogadores que não atuam com tanta frequência. O próprio comandante do GEPE ouviu de representantes de organizadas do Botafogo que a mobilização para o clássico não é das maiores.

"Não verificamos aqui no Rio uma ligação do futebol com facções criminosas. O que há é um descontrole maior de comportamento. Estamos tentando verificar os focos", acrescentou Silvio Luiz.

O Fla, por sua vez, tem jogadores importantes à disposição de Reinaldo Rueda. Não inscritos na Copa do Brasil, Everton Ribeiro, Geuvânio e Diego Alves serão titulares. O time, no entanto, não terá grande apoio na arquibancada. Como a carga para o jogo foi baixa, couberam apenas 1.800 ingressos para os rubro-negros.

Botafogo x Flamengo
Data e horário: 10/09/2017, às 19h (de Brasília)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG) 
Auxiliares:  Guilherme Dias Camilo (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

Botafogo:  Gatito, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luis; Matheus Fernandes, Bruno Silva, Leandrinho (Dudu Cearense) e Valencia; Pimpão e Roger. Técnico Jair Ventura

Flamengo: Diego Alves, Rodinei, Réver, Rhodolfo e Pará; Cuéllar, Willian Arão e Everton Ribeiro; Geuvânio, Lucas Paquetá e Berrío. Técnico: Reinaldo Rueda.