Sem Arana, Corinthians aposta em xodó que não atua há cinco meses

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo (SP)

  • Marco Galvão/Fotoarena/Estadão Conteúdo

    Corinthians aposta no xodó Marciel, 22 anos, para substituir Guilherme Arana no clássico

    Corinthians aposta no xodó Marciel, 22 anos, para substituir Guilherme Arana no clássico

Para suprir a ausência de Guilherme Arana, um de seus grandes destaques na temporada, o Corinthians recorrerá a um outro xodó das categorias de base. Depois de cinco meses de ausência e um recente período conturbado por receio de doping, o volante/lateral Marciel será titular no clássico deste domingo contra o Santos, marcado para as 16h (de Brasília), na Vila Belmiro.

Volante de destaque nas categorias de base do Corinthians, Marciel sempre foi tratado como uma espécie de xodó da torcida pela expectativa que criou quando subiu aos profissionais. O espaço na posição em que se sente mais confortável, porém, nunca chegou, e em 2017 ele começou a ser visto como uma opção viável para a lateral ainda na Florida Cup.

Na primeira linha defensiva, posição em que atuou no Grêmio como juvenil (acabou dispensado), o meio-campista foi improvisado na vaga que seria de Arana, desfalque no torneio disputado em solo americano por estar com a seleção no Sul-Americano sub-20.

Quando ainda montava o estilo de jogo e o time para o ano, o técnico Fábio Carille observou o meio-campista na lateral e gostou – contra o Vasco, principalmente, o jovem de 22 anos se destacou. No entanto, o retorno de Arana limitou os minutos do atleta, que não joga desde 29 de março, data da vitória corintiana sobre o Linense.

Guilherme Arana retornou do Sul-Americano sub-20 e se estabeleceu não só como titular do Corinthians, mas um dos melhores jogadores da posição no país. Ao mesmo tempo, Fábio Carille estabeleceu Moisés como a primeira opção imediata no banco de reservas, enquanto Marciel passava por uma situação inusitada.

Uma doença capilar fez o agora lateral de apenas 22 anos perder os cabelos. O tratamento específico para a doença despertou receio da equipe médica do Corinthians para um possível caso de doping. Desde a primeira rodada do Brasileiro – empate por 1 a 1 com a Chapecoense -, o camisa 22 não é relacionado para uma partida da equipe.

A chance veio quase seis meses depois, e em um clássico. Se a doença capilar e o fato de Arana 'voar' limitaram o espaço, a liberação veio em uma época favorável para o jogador. Além do titular absoluto não se recuperar de lesão, o reserva imediato Moisés passou a ser contestado pelas atuações nos últimos jogos, especialmente nas derrotas para Vitória e Atlético-GO.

Desde a liberação do departamento médico, ocorrida há pouco mais de uma semana, Marciel foi preparado para a comissão técnica para ocupar a vaga da lateral esquerda na Vila Belmiro, caso Guilherme Arana não se recuperasse.

O camisa 13 acabou vetado, e Marciel será testado como uma solução imediata ao criticado Moisés. A impressão deixada no início do ano agradou Carille, mas o jovem de 22 anos sabe que só uma boa atuação neste domingo pode recuperar o tempo perdido.

Marciel, inclusive, deve engatar uma sequência. Independente da atuação diante do Santos, o jogador provavelmente seguirá como titular para o duelo de quarta-feira contra o Racing, na Argentina, pela Copa Sul-Americana. 

FICHA TÉCNICA

Santos x Corinthians

Data e horário: 10/09/2017, às 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (ambos SP)

Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Zeca; Alison (Vecchio), Renato e Lucas Lima; Copete, Ricardo Oliveira e Bruno Henrique. Treinador: Levir Culpi.

Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Marciel; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô. Treinador: Fábio Carille

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos