Topo

Expulsão de Willian pode dar nova chance a Borja no Palmeiras

Borja subiu um "degrau" com suspensão de Willian para compromisso do fim de semana - Marcello Fim/Raw Image/Estadão Conteúdo
Borja subiu um "degrau" com suspensão de Willian para compromisso do fim de semana Imagem: Marcello Fim/Raw Image/Estadão Conteúdo

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/09/2017 04h00

A expulsão de Willian, na partida contra o Atlético-MG, reabriu a concorrência no Palmeiras. Sem o artilheiro da temporada, Cuca deve promover o retorno do capitão Dudu ao time titular. Entretanto, outro nome também pode ganhar espaço com a ausência do "Bigode" para o duelo da próxima segunda-feira contra o Coritiba, no Pacaembu. Borja, de última opção, agora vira uma alternativa direta aos 11 que iniciarão o jogo pela 24ª rodada.

De volta à Academia de Futebol após dias de folga concedidos pelo Palmeiras, Miguel Borja agora surge como a primeira nome no banco para a posição de centroavante. Deyverson é o titular, e Willian, titular como um atacante aberto nos últimos jogos, aparecia como a opção direta para a função de referência - o "Bigode" treinou nesta função nas duas últimas semanas e, inclusive, já atuou com Cuca como um "9".

Agora, sem o suspenso Willian, Borja é o único centroavante à disposição de Cuca para substituir Deyverson, caso isso seja necessário. Os dois, inclusive, podem atuar até juntos, plano já reforçado publicamente pelo treinador como uma opção durante as partidas. A dupla dividiu o ataque palmeirense na parte final da partida contra a Chapecoense, em 20 de agosto - o colombiano e o camisa 16 atuaram 20 min juntos diante dos catarinenses.

Trabalhada desde o clássico contra o São Paulo, a "versão 2017" do Palmeiras de Cuca conta com quatro meio-campistas - com Alejandro Guerra deslocado para a ponta direita - e dois atacantes - um de maior movimentação e outro centralizado (local de Borja no campo).

Willian, pelo lado esquerdo, ocupou o lado que tradicionalmente é de Dudu. Agora totalmente recuperado da lesão muscular, tendo inclusive atuado em Minas Gerais, ele deve voltar ao time titular. Durante as últimas semanas, no entanto, Cuca trabalhou outrs variações e deixou no ar a ideia de atuar com dois centroavantes juntos por mais tempo.

Deyverson, na análise da comissão técnica, possui características que o credenciam para também atuar aberto. Quando contratado, o ex-jogador do Alavés foi descrito por Cuca como capaz de atuar nas três posições de ataque do Palmeiras - até agora, o camisa 16 só jogou mais centralizado, como um pivô.

A suspensão de Willian faz Borja subir um "degrau" dentro do elenco para o jogo da próxima semana. Resta ao centroavante convencer a comissão técnica nos trabalhos desta semana; o colombiano não atua desde a derrota por 2 a 0 para a Chapecoense, há duas rodadas. Antes, contra o Vasco, atuou por apenas um minuto no empate por 1 a 1.

Cuca, inclusive, sofreu críticas por colocar Borja no fim do compromisso contra o Vasco. Apesar dos poucos minutos nas duas últimas oportunidades, o treinador trabalha no dia a dia para encontrar a melhor maneira de encaixar o colombiano, a quem dirigiu elogios de maneira espontânea na última entrevista concedida na Academia de Futebol.

"Ele [Borja] é um merecedor, só tem nos ajudado aqui", comentou Cuca, após ser perguntado simplesmente sobre a liberação de Borja do jogo contra o Atlético-MG.

Borja ganhou folga depois de defender a seleção colombiana pelas Eliminatórias sul-americanas. O jogador permaneceu no país com a família, assim como o zagueiro Yerry Mina, outro que ficou na Colômbia no fim da semana passada.

O camisa 9 do Palmeiras está de volta ao Brasil e é aguardado para o treino desta tarde na Academia de Futebol. A atividade será a primeira da equipe visando o compromisso de segunda-feira, às 20h (de Brasília), contra o Coritiba, no Estádio do Pacaembu. O time alviverde é o quarto colocado na Série A, com 37 pontos somados.