Duelo entre amigos: "geração Trem Bala" se encontra no Corinthians x Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Marcelo Sadio/Flickr do Vasco

    Ramon, Anderson Martins e Fagner nos tempos de Vasco, em 2011

    Ramon, Anderson Martins e Fagner nos tempos de Vasco, em 2011

Vinte e poucos anos, com as carreiras no início e cheios de sonhos. Fagner e Fellipe Bastos, do Corinthians, e Ramon e Anderson Martins, do Vasco, formaram juntos em 2011 o time que ficou conhecido como o "Trem Bala da Colina". Pelo Cruzmaltino, o quarteto venceu naquele ano a Copa do Brasil, foi vice-campeão brasileiro e chegou às semifinais da Copa Sul-Americana. Hoje em lados opostos, eles se reencontram neste domingo, às 16h, na Arena Corinthians, brigando pelos três pontos, mas com a amizade mantida ao longo do tempo.

Fellipe Bastos, então com 21 anos, e Ramon, com 23, integravam o "grupo da zoeira". Eram eles, juntos com Diego Souza, Alecsandro, Bernardo, entre outros, que comandavam as brincadeiras no elenco e até as dancinhas, que acabaram culminando na comemoração que apelidou a geração e que foi feita no título nacional daquela temporada.

Hoje com uma filha e namorando há três anos, Ramon está mais maduro e sossegado, mas admite que aprontou bastante naquela época.

"Foi uma fase muito boa. Eu, Nilton, Fagner, Dedé, Anderson Martins... Nós éramos muito jovens naquela época (2009). Tínhamos 20 e poucos anos. A gente viveu esse Rio de Janeiro bem naquela época. Aprontamos bastante (risos). Mas acho que é normal da idade. Não posso, com 29 anos, viver a vida que tinha com 20. Tudo são fases e a gente viveu muito bem essas fases", destacou o lateral esquerdo.

Fagner, na época com 22 anos e já casado, e Anderson Martins, com 24, formavam o grupo dos mais contidos com os volantes Nilton e Romulo. Mesmo assim, Ramon ainda nutre um carinho muito grande pelo lateral direito, a ponto de fazer questão de frisar sua alegria em vê-lo sendo convocado constantemente para a seleção brasileira (Tite não o convocou na última sexta-feira para os jogos contra Bolívia e Chile pelas Eliminatórias).

"Hoje ver o Fágner (lateral do Corinthians) na seleção é incrível. Jogador que eu sei o quanto treina e trabalha para estar lá e que superou muita desconfiança. Vê-lo na seleção é como se eu estivesse lá. Fico muito feliz", disse Ramon.

Os laterais, aliás, foram os primeiros do quarteto a desembarcar em São Januário, ainda para a disputa da Série B, em 2009. Ramon se recordou dos períodos de dificuldades.

"Em 2009 foi o ano que tivemos mais dificuldades aqui no Vasco. Chegamos a ficar com quase quatro meses de salários atrasados (gestão de Roberto Dinamite). E mesmo assim a gente não reclamava porque sabia que vestir essa camisa faria o diferencial para nossa carreira, tanto que fez. Todo mundo cresceu, está bem em seus clubes", enfatizou.

Fagner era alvo de brincadeiras com cachorro de propaganda

Mais tímido que os demais, Fagner era um dos alvos prediletos daquele grupo. Uma das brincadeiras era imitar um cachorro da raça "pug" de uma propaganda do carro Jetta, da Volkswagen, que passava na época. No comercial, o animal dialogava com o seu dono e, sempre quando Fagner entrava no vestiário, os companheiros imitavam o "au, au" que o canino pronunciava.

Na final da Copa do Brasil, Fagner foi banco de Allan, hoje no Napoli (ITA). Ramon e Anderson Martins eram titulares e formavam o sistema defensivo com o goleiro Fernando Prass (Palmeiras) e o zagueiro Dedé (Cruzeiro). Fellipe Bastos também ficou na reserva naquela decisão.

CORINTHIANS X VASCO
Local:
Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Hora: 16h (Horário de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)

Corinthians
Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Arana; Camacho e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô
Técnico: Fábio Carille

Vasco
Martín Silva; Madson, Breno, Anderson Martins e Ramon; Jean, Gilberto, Nenê, Wagner e Mateus Vital; Andrés Ríos
Técnico: Zé Ricardo 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos