Topo

Chape bate o Grêmio no RS, deixa zona de rebaixamento e ajuda o Corinthians

Do UOL, em Porto Alegre

17/09/2017 17h54

Um gol com 45 segundos no segundo tempo definiu a vitória da Chapecoense sobre o Grêmio neste domingo (17), em Porto Alegre. O placar de 1 a 0 tirou os catarinenses da zona de rebaixamento e teve como outro beneficiado o Corinthians, adversário gaúcho na disputa pela liderança do Brasileiro.

A margem ficou maior. O Timão venceu o Vasco em São Paulo e chegou aos 53 pontos. Enquanto isso o Grêmio ficou com 43. São 10 de diferença faltando 14 jogos para o fim do campeonato.

A Chapecoense também tem muito a comemorar. O resultado deu ao time do oeste catarinense 29 pontos na classificação e a fuga da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, depois de decidir permanência ou não na Libertadores contra o Botafogo na quarta-feira, o Grêmio encara o Bahia fora de casa. Já a Chape terá pela frente a Ponte Preta no Índio Condá.

Jael volta após sete meses, mas sai vaiado

Jael começou como titular do Grêmio. Depois de sete meses no clube, o centroavante conseguiu fazer sua terceira partida. Ele rompeu ligamentos do joelho no começo do ano e passou por cirurgia. Neste domingo, mostrou suas principais características de força e posicionamento. Foi substituído por Barrios no segundo tempo e ouviu algumas vaias.

Wellington Paulista luta contra 'um dia' de jejum

Aos 23 minutos do primeiro tempo, Wellington Paulista completou 24 horas de bola rolando sem marcar um gol sequer. São 19 partidas sem marcar. Mas ele tentou muito acabar com isso. Aos 42 minutos teve uma boa chance após cobrança de lateral na área. Em seguida, aos 44, percebeu Marcelo Grohe adiantado e bateu de trás do meio de campo. A bola entraria não fosse a intervenção do goleiro gremista, que colocou para escanteio.

Ainda sem Luan e Geromel, Grêmio é time misto

O Grêmio ainda não teve Luan e Geromel. A dupla está sendo preparada para a partida de quarta-feira contra o Botafogo pela Libertadores. As ausências foram sentidas principalmente no setor criativo do time. Foi Ramiro o responsável pela armação. Na zaga, Thyere entrou ao lado de Bressan. Além deles, Jael, Léo Moura e Everton também não são donos dos postos.

Chape mantém interino e perde centroavante

O interino Emerson Cris está cada vez mais perto de perder o posto. Deixar de ser um técnico improvisado e ser efetivado. O comandante ganhou respaldo da direção catarinense para impor seu estilo de jogo. Utilizou um 4-3-3, só que nada ofensivo. Postou seu time sempre atrás do meio. Pouco antes da partida, perdeu um de seus principais homens de frente: Tulio de Melo, que não jogou por lesão. A Chape pouco assustou e parecia disposta a jogar pelo empate.

Gol relâmpago muda o jogo

O ponteiro dos segundos não tinha nem completado uma volta inteira e a Chapecoense abriu o placar. Arthur Caíke chutou de fora da área, a bola bateu em Rafael Thyere e entrou. A postura do time catarinense, que já era defensiva, tornou-se ainda mais. E no contra-ataque, o time verde e branco ainda assustou e obrigou Marcelo Grohe a difíceis defesas.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 1 CHAPECOENSE


Data: 17/09/2017 (Domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises e Michael Correia
Renda: R$ 406.709,00
Público: 14.618 (total)
Cartões amarelos: Canteros (CHA), Wellington Paulista (CHA), Alan Rushel (CHA), Apodi (CHA) Grolli (CHA); Michel (GRE);
Gols: Arthur Caíke, da Chapecoense, com 45 segundos do segundo tempo;

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura, Rafael Thyere, Bressan e Cortez; Michel, Arthur, Everton (Arroyo), Fernandinho, Ramiro (Patrick); Jael (Barrios).
Técnico: Renato Gaúcho

CHAPECOENSE
Jandrei; Apodi, Douglas Grolli, Fabrício Bruno e Reinaldo; Moises Ribeiro, Lucas Mineiro e Canteros (Lucas Marques); Alan Ruschel (Penilla), Wellington Paulista e Arthur Caike (Luiz Antonio).
Técnico: Emerson Cris